Beleza > Estética

Quer atenuar as linhas de expressão? Aprenda como

Por Redação Fortíssima 29/06/2016

É praticamente impossível fugir delas, mas dá para minimizar grande parte dos seus efeitos no visual. As linhas de expressão são causadas pelos movimentos naturais exercidos pela musculatura da face. Elas costumam aparecer após os 25 anos de idade e podem ser suavizadas com tratamentos já famosos por sua eficácia.

A produção de colágeno, principal componente para a manutenção da firmeza, elasticidade e sustentação da pele, é diminuída com a chegada de uma certa idade. É nesse momento que costumam surgir os primeiros traços das temidas rugas. Elas são causadas pela incapacidade da pele de retornar ao seu estado natural.

Quem costuma exagerar nas reações, tem dificuldade para enxergar e não aposta em cuidados básicos com higienização, tonificação e hidratação da pele tem mais riscos de desenvolver linhas de expressão. Apesar disso, não se assuste. Dá para controlar os efeitos do envelhecimento da pele.

Linhas de expressão

Alguns cuidados ajudam a manter a pele livres das rugas por mais tempo. Foto: iStock, Getty Images

Pele livre de linhas de expressão

Os cuidados devem começar cedo. Você já deve lançar mão de cosméticos indicados por dermatologistas aos 20 anos de idade. Os principais produtos são os protetores solares, sabonetes e hidratantes. Os séruns enriquecidos com ácido glicólico – substância que potencializa a produção de colágeno – também podem ser incluídos na rotina de beleza.

Aos 30, a produção de proteínas indispensáveis para elasticidade e firmeza já estão em queda. É nesse momento que você deve investir na aplicação de cremes hidratantes ou séruns como ácido hialurônico – essa substância ajuda a deixar a cútis mais lisinha. Os cuidados com a higienização continuam iguais.

Os 40 anos de idade são marcados pelo surgimento de sulcos mais profundos. Cremes enriquecidos com ácido retinoico, que estimula a produção de colágeno, são as melhores opções. Eles podem ser aplicados à noite e pela manhã. Não esqueça de investir em um bom protetor solar e nos famosos esfoliantes, que removem as células mortas da tez.

Você deve potencializar os cuidados aos 50 anos. Opte por cosméticos de alta tecnologia e não deixe de investir nos tratamentos para o preenchimento de rugas e tensão da musculatura. Produtos com altas doses de vitamina C e E também podem influenciar positivamente na beleza da face.

Conheça 3 tratamentos para linhas de expressão

Se você já está craque nos cuidados para a prevenção e melhora do aspecto da pele, mas ainda deseja acabar com as linhas de expressão e rugas que estão se desenvolvendo em sua face, fique de olho nesses procedimentos. Eles melhoram o visual do rosto e garantem o rejuvenescimento tão esperado.

Toxina butolínica

É o procedimento mais famoso. Essa substância age na contração da musculatura. Ela é capaz de eliminar as linhas de expressão e suavizar as rugas mais profundas. Os efeitos da injeção duram aproximadamente seis meses.

Laser de CO2 fracionado:

Estimula a produção de colágeno e contribui para a melhora de linhas de expressão. Esse procedimento ainda influencia na melhora dos poros, cicatrizes de acne, manchas e olheiras.

Peeling químico

Promove a remoção das células mortas da pele e influencia positivamente na renovação celular. Os efeitos acarretam na melhora das manchas e cicatrizes de acne, linhas de expressão e sardas.

E aí, o que achou das dicas para aliviar as linhas de expressão? Compartilhe o artigo com as suas amigas!