Beleza > Maquiagem > Slider Home

Saiba como fazer uma maquiagem básica com delineado gatinho

Por Redação Doutíssima 30/06/2016

Fazer um delineado gatinho perfeito no olho é a busca constante de muitas mulheres. Afinal, o traçado fininho com uma pontinha arredondada nos cantos dos olhos, meio que “imitando” o olho de um gato, dá um toque especial para qualquer make básica. Pensando nisso, a Doutíssima preparou um vídeo com a maquiadora profissional Barbara Khalil Arbid ensinando como fazer uma maquiagem básica com delineado gatinho. Confira!

delineador gatinho

Mantenha a mão segura e firme para acertar no traço do delineado gatinho. Foto: iStock/Getty Images

Faça uma maquiagem básica com delineado gatinho

Além de dar um charme a mais à maquiagem, o delineado gatinho nos olhos compõe um visual bastante clássico, mas que segue atual, explica Barbara. O traçado, por exemplo, era uma forte marca de Brigitte Bardot nos anos 60.

“O delineado gatinho pode ser usado tanto no dia quanto para a noite”, explica a maquiadora. De acordo com ela, não tem uma regra clara sobre em qual ocasião é melhor optar pela make. “O importante é a pessoa se sentir bem”.

Assista ao vídeo e aprenda a fazer a make

Confira o passo a passo para fazer a maquiagem:

1 – Tônico facial

Antes de passar qualquer maquiagem no rosto, limpe bem a pele. Faça isso com um tônico facial. Passe o produto com o auxílio de um algodão, tomando cuidado para não esfregar muito forte e machucar o rosto, causando vermelhidão.

2 – Primer

Aplique o primer com o auxilio de um pincel. O primer serve para uniformizar a pele, tampando possíveis buraquinhos e deixando-a bem lisinha para a aplicação da maquiagem.

3 – Base

A base deve ser aplicada aos poucos, em batidinhas com um pincel. Uma dica para descobrir o tem ideal da base para o seu tipo de bele é passar um pouco com o dedo no canto da bochecha e esfregar. Se a base “sumir” na pele, o tom está correto. Se ficar uma mancha clara ou escura, é necessário trocar a tonalidade.

4 – Corretivo

O corretivo deve ser aplicado onde há saliências ou pequenas manchinhas na pele (como uma marca de espinha). Uma dica para cobrir bem manchas mais escuras é reforçar a aplicação do produto com o dedo (sem exagerar, claro), apenas no local da mancha.

5 – Pó

O pó deve ser aplicado de forma uniforme em todo o rosto. Não é preciso colocar muito produto no pincel. Uma dica é usar o pincel “duas fibras”, encontrado com facilidade em perfumarias.

6 – Blush

O segredo do blush é aplicar apenas sobre as maçãs do rosto, para dar um ar de “saudável” ao visual. Uma dica para encontrar exatamente as maçãs do rosto é passar o blush um pouco abaixo e sobre a região dos “ossinhos” saltados abaixo dos olhos.

7 – Sombra na sobrancelha

Aplique sombra nas sobrancelhas de forma a cobrir possíveis falhas e manter a curva da sobrancelha destacada. Procure deixar a aparência natural, sem “pesar” muito na aplicação do produto.

8 – Sombra iluminadora

A sombra iluminadora nada mais é do que a aplicação de uma sombra clara (pode ser alguns tons mais claros do que a pele ou até mesmo branca) na região logo abaixo da sobrancelha.

9 – Delineador

Na hora de aplicar o delineador, uma dica é fazer o traço com segurança e de uma vez só, para não correr o risco de borrar. Para quem não tem muita experiência, a recomendação é primeiro fazer o traçado sobre as pálpebras para depois “puxar” a ponta para cima, dando o toque final do “gatinho”. Se borrar, pegue um cotonete e aplique um pouco de base por cima do borrão, reaplicando o delineador por cima.

10 – Rímel

O rímel deve ser aplicado de baixo para cima, iniciando a pincelada bem rente às pálpebras. Não esqueça de passar nos cílios inferiores (parte de baixo do olho).

11 – Batom

O batom pode ser aplicado tanto como bastão ou com um pincel. Preencha bem todo o desenho da boca, realçando os lábios. E está pronta a maquiagem!