Esporte > Fitness

Aposte em um programa para começar a correr

Por Redação Fortíssima 01/07/2016

Só quem é sedentário sabe: não é fácil iniciar uma atividade física após longos períodos sem exercícios. Com dificuldade para criar condicionamento e coordenação motora, muitos investem em um programa para começar a correr. Essa opção é perfeita para não sobrecarregar as articulações, melhorar o pique e trazer sensação de bem-estar.

O treino pode ser desenvolvido por um professor de academia e envolve estímulos personalizados. O profissional deverá fazer perguntas, analisar o seu condicionamento e identificar quais pontos devem ser melhorados. Ao longo do tempo, você conseguirá dar trotes e, quem sabe, passadas mais longas.

Detalhes indispensáveis para correr

O primeiro passo é ir em uma consulta médica. O clínico geral – ou especialista de sua preferência – será responsável pela análise de sua saúde e pela procura de possíveis problemas que devem ser levados em conta para a escolha de um treino. A liberação deve ser dada ao personal ou instrutor de academia que irá acompanhar as suas atividades.

Após a liberação, você está pronta para comprar roupas e calçados adequados. As vestimentas para os treinos de corrida devem ser leves e confortáveis. Nenhuma peça pode atrapalhar os seus movimentos. O tênis deve ser escolhido de acordo com a sua pisada.  

Se o médico liberou e você tem as vestimentas adequadas, está na hora de iniciar o plano alimentar. O nutricionista é o profissional responsável pelo diagnóstico das possíveis carências nutricionais e pela criação de um cardápio completo. Você provavelmente irá apostar em altas doses de proteínas, controlar o consumo de carboidratos e potencializar as vitaminas.

Agora que você já tem tudo o que precisa, confira uma sugestão de programa para começar a correr. Lembre-se que essa é uma dica geral. Ou seja, existem treinos personalizados e que são mais efetivos para a melhora do condicionamento físico e coordenação motora. Jamais invista em exercícios sem o auxílio de profissionais.

Programa para começar a correr

O programa para começar a correr deve investir em estímulos graduais. Foto: iStock, Getty Images

Sugestão de programa para começar a correr

Essa opção de programa para começar a correr é inspirada no treinamento intervalado de alta intensidade, que mistura velocidades lentas e mais rápidas. O exercício HIIT, como é chamado em inglês, é capaz de acelerar o metabolismo e queimar as indesejáveis gordurinhas. Confira a dica e converse com o seu professor.

  • Primeira semana: caminhe por 30 minutos na velocidade 6
  • Segunda semana: mantenha a esteira na velocidade 6,5 por 30 minutos
  • Terceira semana: caminhe na velocidade 6 por um minuto e corra na velocidade 7,5 por outro minuto. Repita essa operação por meia hora

 

  • Quinta semana: aumente as velocidades da caminhada e da corrida. Mantenha ou diminua o tempo de atividade. Vinte minutos são adequados.

Você irá sentir uma grande diferença no condicionamento físico após a sexta semana de treinos. Teste a sua capacidade com corridas contínuas de cinco ou mais minutos. Se você estiver bem, aumente o tempo e a velocidade. O grande segredo do programa para começar a correr está na paciência para evoluir de maneira gradual.

Ao identificar dores nas articulações ou dificuldade para respirar, diminua a velocidade e converse com o seu professor. Não se esqueça de investir em uma alimentação adequada e de beber grandes quantidades de líquido – mais do que dois litros são necessários para repor todos os sais minerais perdidos no suor.

E aí, que tal iniciar um programa para começar a correr? Depois conte para a gente como foi o resultado.