Bem-Estar > Psicologia > Slider Home

Vício em chocolate existe? A ciência explica

Por Redação Fortíssima 01/07/2016

Se para você comer um doce é um prazer imensurável e uma forma de conforto nos momentos tristes, saiba que não está sozinha. Um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos, analisou mil indivíduos saudáveis e praticamente constatou que o vício em chocolate existe. Especialmente quando estamos deprimidos.

Entre os participantes do levantamento, aqueles que se sentiam mais tristes eram os que consumiam chocolate: cerca de 12 porções em uma semana. Mas quais seriam os motivos? Um deles teria relação com as substâncias presentes no cacau, que estimulam o organismo a liberar neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

Descubra se vício em chocolate existe

Embora explicação sobre os ingredientes presentes no cacau possa fazer sentido para justificar a existência de chocólatras, ela não é suficiente. Afinal, não costumamos devorar um chocolate 70% cacau para melhorar o humor, certo? Aí entra outra questão: os componentes presentes em doces industrializados.

Atualmente, já há embasamento científico para afirmar que os produtos vendidos nas prateleiras dos supermercados, ricos em gordura e açúcares, são capazes de dominar nossas vontades e nos deixar viciados – tanto quanto o álcool e a nicotina. Foi o que constatou um estudo feito no ano passado na Universidade de Michigan, dos Estados Unidos.

Os autores do estudo identificaram em alguns indivíduos com índice de massa corporal elevado sintomas de vício em comida, principalmente no que diz respeito aos alimentos muito processados. Pessoas mais sensíveis às propriedades recompensadoras desses produtos, portanto, teriam maior probabilidade de perder o controle no consumo.

Em relação aos componentes viciantes, um dos protagonistas é o açúcar. Esse ingrediente está presente em grandes quantidades nos chocolates, especialmente nas versões ao leite. O que ocorre é que os receptores do pó branco em nossa língua desencadeiam a produção de endocanabinoides – substâncias que proporcionam mais sensação de fome.

A dica para evitar um consumo cada vez mais desenfreado do chocolate é observar a composição de cada produto. Observe o rótulo e note que o primeiro ingrediente que aparecer é o que está presente em maior quantidade. Dê preferência aos que contêm mais cacau e menos açúcar.

Vício em chocolate existe

Açúcar e gorduras podem viciar. Foto: iStock, Getty Images

Como se livrar do vício?

Assim como é desafiador driblar o vício em qualquer substância, aprender a consumir chocolate de forma moderada também exigirá força de vontade e determinação. Mas há dicas que podem ajudar. Beber bastante água e incluir na dieta alimentos que garantem sensação de saciedade prolongada, como nozes e castanhas, são excelentes técnicas.

Outro ponto importante é passar longe da tentação. Evite comprar chocolates no mercado. Se eles estiverem ao seu alcance em casa, é muito mais provável que você irá consumi-los. Aprenda a fazer trocas inteligentes: substitua o doce industrializado por uma fruta bem saborosa.

Se você não conseguir colocar em prática essas dicas, pode ser importante buscar ajuda médica. A compulsão alimentar é uma doença e, muitas vezes, está associada a outros transtornos psicológicos. Um tratamento multidisciplinar, com acompanhamento de psicólogo e nutricionista, certamente trará resultados positivos.

E você, acha que o vício em chocolate existe? Deixe a sua opinião nos comentários!