Fertilidade > Gravidez e Filhos

Jennifer Aniston está grávida? Riscos da gestação tardia

Por Redação Fortíssima 02/07/2016

A imprensa americana adora especular, especialmente quando o assunto são as celebridades. Atualmente, todos os olhares estão voltados para a barriguinha de uma atriz bem conhecida do grande público. Afinal, será que Jennifer Aniston está grávida? A revista In Touch afirma que ela, aos 47 anos, está esperando seu primeiro filho.

Os agentes de Jennifer, porém, já desmentiram o boato. Ainda assim, vale aproveitar o caso para trazer à tona a discussão sobre a maternidade tardia. Essa é uma decisão cada vez mais comum entre as mulheres. Porém, quanto mais avançada a idade, maiores os riscos.

Gravidez após os 35 anos exige atenção

As mulheres que optam pela gravidez tardia, mesmo com os avanços da tecnologia médica, precisam estar cientes de alguns riscos. Segundo a ginecologista Emanuelli Alvarenga da Silva, o ideal é que o projeto de engravidar não ultrapasse a faixa dos 40 anos.

A especialista lembra que, quanto mais avançada for a idade, maior será a dificuldade de ter filhos. Principalmente por conta da queda da fertilidade, causada devido à diminuição do número de ovócitos (células precursoras do óvulo) no interior do ovário. Isso sem falar que a gestação avançada está relacionada a diversas complicações.

Conforme ressalta Emanuelli, hipertensão arterial, diabetes, abortamento, malformação fetal, doença cardíaca, renal, neurológica e pulmonar são complicações associadas à gravidez tardia. Após os 40 anos, ainda aumentam as chances de sangramento vaginal, parto prematuro e anormalidades.

Também aumentam as chances de gerar um bebê com Síndrome de Down (as taxas ficam entre 70% e 80%). É válido considerar ainda que cerca de 90% dos óvulos de uma mulher de 40 anos apresentam defeito genético. Principalmente porque a partir dos 27 anos, os ovários e óvulos já começam a perder qualidade.

Jennifer Aniston está grávida

Segundo a revista In Touch, Jennifer espera seu primeiro filho aos 47 anos. Foto: iStock, Getty Images

Como diminuir os riscos

Para reduzir as chances de possíveis problemas de saúde associados à gestação tardia, é importante procurar um médico assim que surgir o desejo da gravidez. Ele poderá solicitar  exames e avaliações capazes de detectar doenças que poderiam comprometer a gestação.

Nas mulheres acima de 40 anos, com a proximidade da menopausa, a possibilidade de engravidar é ainda mais difícil. Por isso, a consulta médica é importante para verificar todas as opções, inclusive a de uma reprodução assistida. Como tudo depende de fatores individuais, cada caso precisa ser analisado particularmente.

Algo que está sempre em favor das mulheres que desejam ser mães é uma boa saúde. Quando a pessoa está dentro do peso adequado, mantém uma alimentação equilibrada, pratica exercícios físicos e busca levar uma vida saudável, as perspectivas de uma gestação sem riscos aumentam.

E aí, conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas sobre gravidez tardia? Agora vale ficar de olho e tentar descobrir se Jennifer Aniston está grávida ou não.