Clínica Geral > Saúde

Será que ser gordo faz mal à saúde? Entenda

Por Redação Fortíssima 04/07/2016

Os efeitos da gordura no organismo são maléficos e influenciam no desenvolvimento de diversas doenças que trazem risco de morte. Enquanto pesquisas e notícias afirmam que ser gordo faz mal a saúde, pode ser difícil tomar a decisão de mudar a rotina. São mais de 25 milhões de obesos no Brasil.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) descobriu que 85% dos obesos mórbidos têm problemas de saúde como pressão e colesterol alterados, lesões nas articulações dos joelhos e tornozelos e até mesmo doenças vasculares.

Ser gordo faz mal à saúde? De olho no IMC

O valor do índice de massa corporal (IMC) é utilizado para análise da possível obesidade. Quem apresenta resultado acima de 30 tem com grandes chances de desenvolver doenças perigosas. Para calcular, basta dividir o seu peso atual pela altura em metros, que deve ser elevada ao quadrado. Esse número deve verificado na tabela a seguir.

Ser gordo faz mal à saúde

Em qualquer um dos graus, o obeso apresenta doenças que são afetadas pelo alto peso na balança. A artrose é uma delas. Essa enfermidade é caracterizada pelo desgaste das cartilagens das juntas do corpo que causa dores e dificuldades para caminhar. 

A hipertensão também é extremamente preocupante. As alterações na pressão arterial podem trazer consequências para o funcionamento de órgãos como cérebro e coração. Essa doença é diagnosticada quando o obeso apresenta níveis de acima de 14 por 9. O maior problema é que o quadro não costuma apresentar sintomas.

Outro distúrbio perigoso é a diabetes. O corpo afetado por essa doença não é capaz de produzir a quantidade ideal de insulina para o bom funcionamento do organismo. Assim, altas doses de açúcar circulam pelo sangue. A falta de tratamento pode causar problemas cardiovasculares, AVC e até cegueira.

Os perigos podem ser ainda maiores em alguns casos. Uma pesquisa feita na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres descobriu que existem ligações entre a obesidade e alguns tipos de tumores. Entre os participantes, 22 tipos de cânceres foram identificados e 17 tinham alguma conexão com o excesso de peso.

Ser gordo faz mal à saúde

Exercícios aeróbicos são ideais para a perda de peso de maneira saudável. Foto: iStock, Getty Images

Fique ligada

Ao notar que está acima do peso, vá ao médico e faça todos os exames necessários para o diagnóstico completo de sua saúde. Em seguida, entre em contato com nutricionista e verifique quais mudanças podem ser necessárias.

Porém, também é importante fazer o exercício de aceitar o seu corpo. Vale lembrar que nem sempre o excesso de peso é sinal de problemas e que não é preciso ter um corpo de modelo para estar em dia com a saúde.