Clínica Geral > Saúde

Saiba como evitar a tosse seca no frio

Por Redação Fortíssima 06/07/2016

A chegada do inverno pode trazer algumas complicações para a saúde. A tosse seca no frio é um dos mais populares sintomas. Mas ela é tranquilamente tratável e também pode ser evitada. Tudo depende de alguns cuidados básicos.

Tosse seca

Tosse seca normalmente está relacionada às mudanças de temperatura. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de tosse

Existem dois tipos de tosse e é importante que se identifique qual é a sua para que o tratamento seja feito da forma adequada. A seguir, aprenda a identificar as diferenças entre ambas.

Tosse produtiva

É a tosse que contém secreção. Costuma ter origem em resfriados e gripes, quando as vias aéreas ficam com secreção acumulada. De forma geral, não deve ser suprimida. Ela é importante para que o muco seja colocado para fora, não comprometendo o pulmão.

Tosse não produtiva

É a famosa tosse seca. Possui pouca ou nenhuma secreção e costuma ter origem alérgica ou mesmo nas mudanças de temperatura. É a que mais incomoda. Comum nos dias mais frios, costuma trazer irritação aos pulmões. A população que vive em áreas urbanas está mais vulnerável a esses efeitos, pois é constantemente exposta à poluição.

Para evitar as mudanças drásticas de temperatura, vale se vestir ainda no banheiro, após uma ducha quente, ou se agasalhar bem após sair de um ambiente quente para um frio. Também vale evitar locais com cheiro forte de produtos de limpeza e espirar poeira e mofo.

Porém, a tosse seca no frio também pode ser um sintoma de algo mais grave, como uma infecção originada por fungos, tuberculose ou uma pequena crise de asma. Se a tosse persistir por mais do que três dias, uma consulta médica deve ser realizada para garantir a sua saúde.

Como lidar com a tosse seca

A primeira atitude a ser tomada quando a tosse seca aparecer é beber bastante água. É importante manter a garganta hidratada para que que uma irritação não ocorra de forma mais séria, já que esse incomodo costuma aparecer de forma constante.

Em alguns casos, beber água pode ser até mais eficiente do que remédios. Existem muitos tratamentos para acabar com a tosse. Porém, é importante visitar o médico para que ele receite um medicamento adequado e possa identificar a origem da tosse.

E você, costuma ter tosse seca no frio? Como trata esse problema? Conte para a gente, deixe o seu comentário!