Beleza > Slider Home > Unhas

Aprenda como restaurar unhas quebradiças e frágeis

Por Redação Fortíssima 17/07/2016

Você sofre com unhas quebradiças e descamadas? Calma, é possível reverter esse quadro. Geralmente, essas fragilidades têm relação direta com hábitos nocivos no dia a dia. Contornar o incômodo é apenas uma questão de repensar seus cuidados com as mãos e colocar em prática as mudanças necessárias.

Conforme explica o dermatologista Abdo Salomão, os principais fatores que deixam as unhas fracas são a baixa ingestão de proteínas e vitaminas, o uso constante de solventes e esmaltes, os microtraumatismos locais e a retirada das cutículas. “Hábitos como roer a unha também podem ajudar, já que causam danos constantes às lâminas”, sinaliza.

Unhas quebradiças: como tratar

De acordo com Salomão, o primeiro passo para reverter o cenário de unhas descamadas é evitar as práticas nocivas a elas no dia a dia. Por exemplo, a remoção das cutículas.  “Elas têm função de proteção e impedem a passagem de água e outras substâncias nocivas para dentro da matriz da unha”, reforça o especialista.

Ele também chama a atenção para o manuseio de produtos detergentes e a exposição recorrente à umidade. “Essas práticas podem causar inflamação nas matrizes germinativas da unha e favorecer o crescimento de fungos”, alerta o dermatologista. Uma dica é usar luvas ao utilizar itens de limpeza.

Com esses cuidados em mente, vale também apostar em alternativas diretas para regenerar as unhas quebradiças. Salomão recomenda manter uma alimentação saudável, beber de dois a três litros de água por dia, ficar pelo menos dez dias por mês sem utilizar esmalte e aplicar hidratantes diariamente.

Em casos mais agravados de unhas danificadas, ainda é possível administrar produtos de uso tópico ou oral para auxiliar na recuperação. A farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos, aponta que já são disponibilizadas fórmulas que favorecem a produção de colágeno para estimular o crescimento, fortificar e hidratar a unha.

Unhas quebradiças

Unhas fracas causam desconforto. Foto: iStock, Getty Images

Síndrome das Unhas Frágeis

Não são poucas as pessoas que se deparam com unhas quebradiças e fracas. De acordo com Luisa Saldanha, farmacêutica da Pharmapele, cerca de 20% da população geral já sofre da chamada Síndrome das Unhas Frágeis. “Sua causa ainda não foi completamente descoberta, mas se acredita que tenha origem vascular, física ou traumática”, explica.

Conforme a profissional, a doença compromete a hidratação e o teor de lipídeos das unhas, que ficam frágeis e inconsistentes. Isso proporciona não somente incômodo estético, mas também desconforto ao paciente. Dentre os principais sintomas estão, justamente, o descolamento ou a fissura, descamação nas bordas e alteração de espessura.

 

“Diante dos sintomas, é necessário buscar ajuda dermatológica. Investir em nutricosméticos e bases fortalecedoras pode ajudar a reverter o quadro”, finaliza Luiza.

E você, anotou as dicas para recuperar as unhas quebradiças? O artigo foi útil? Deixe um comentário com a sua opinião sobre ele.