Beleza > Slider Home > Unhas

Manchas escuras na unha podem indicar problemas de saúde

Por Redação Fortíssima 20/07/2016

As mãos podem dar sinais importantes sobre o estado de saúde do corpo, indicando até mesmo problemas graves. Uma das principais manifestações são as manchas escuras na unha, que podem ser marrons, pretas, roxas, azuis, verdes ou vermelhas, que significam diferentes situações.

Por isso, não se deve ignorar qualquer alteração percebida nas unhas, buscando o diagnóstico correto para que o problema seja tratado o quanto antes. Diversos fatores podem causar a mudança na pigmentação e os tratamentos também variam de acordo com as causas.

Manchas escuras nas unhas

As manchas podem indicar desde problemas simples até quadros mais graves. Foto: iStock, Getty Images

O que está por trás das manchas escuras na unha

A causa mais comum de manchas escuras na unha é o hematoma que surge devido a um trauma, como prensar o dedo na porta ou algo do tipo. Essas maras são arredondadas, acastanhadas, arroxeadas ou enegrecidas, mas tendem a companhar o crescimento das unhas até sumir.

Por outro lado, existem outras manchas escuras na unha que podem indicar algo mais grave, como uma infecção ou até mesmo um tumor de pele. As principais causas incluem infecções fúngicas (micose), uso de cloroquina (medicamento para proteção solar), Síndrome de Cushing e Addison (alteração hormonal da glândula suprarrenal) e deficiência de vitamina B12.

As manchas listradas castanhas e negras são as mais preocupantes. Principalmente quando se trata de uma listra presente em apenas uma das unhas e que se alarga rapidamente. Caso seja marrom, preta ou cinza e forme uma linha, pode ser um sinal de melanoniquia estriada.

Esse problema é caracterizado por uma pigmentação anormal que vai da base até a ponta da unha, formando uma linha. Na maioria das vezes, o agente causador é benigno e o problema é fácil de ser tratado. Mas essas manchas escuras na unha também podem estar relacionadas a uma lesão cancerígena.

Ela pode ser causada por dois motivos: o aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina. Nos dois casos, o resultado é uma linha de cor diferente na unha.

Essa alteração costuma ser causada por diferentes fatores, entre eles infecção por fungo, medicações como o antibiótico minociclina e o AZT, usado para tratar HIV, doenças intestinais que causam pigmentação da boca e das unhas e melanoma ou câncer de pele.

Tumores benignos são menos frequentes, mas também podem surgir com manchas azuladas e vermelhas. Em geral, são acompanhadas de dor e, em alguns casos, podem induzir o surgimento de inflamação e deformidade na unha, gerando um aspecto incomum.

Como tratar e evitar problemas mais graves

Os tratamentos para as manchas escuras na unha variam conforme cada caso, mas todos visam afastar o agente causador do problema. Para medicações, por exemplo, o remédio pode ser trocado e, no caso da infecção fúngica, é receitado um remédio específico.

Quando se trata de melanoma da unha, um tipo agressivo de câncer de pele, é preciso buscar um médico o quanto antes para começar o tratamento adequado. Se o diagnóstico é feito logo no início do quadro, o tratamento é rápido e geralmente leva à cura completa da doença, sem riscos para o paciente.

E aí, o que achou do artigo? Conte para a gente!