Slider Home > Testes

Teste ajuda a apontar se você está num relacionamento abusivo

Por Redação Fortíssima 20/07/2016

A violência contra a mulher ainda é muito presente na sociedade brasileira. Mas nem sempre ela é física: pode ocorrer através de mecanismos emocionais, como calúnias, difamações e ameaças. Por isso, nem sempre é fácil identificar e, principalmente, sair de um relacionamento abusivo.

Uma enquete conduzida neste ano pelo projeto Via Lilás, através de totens espalhados em estações de trem do Rio de Janeiro, mostrou que 71% de um total de 28 mil mulheres não denunciam seus agressores. Muitas delas ainda têm dificuldades para identificar quando são vítimas.

Afinal, o que significa estar em uma relação abusiva? Esse tipo de relacionamento se caracteriza quando uma das pessoas exerce controle sobre a outra, em benefício próprio. Isso pode se refletir de maneiras sutis ou ter desdobramentos mais extremos, como um ataque de ciúmes.

Desta forma, a vítima se afasta dos amigos, fica com baixa autoestima e perde traços de sua personalidade. E você, já parou para refletir se o seu relacionamento é saudável? O teste a seguir pode ajudar a se situar melhor e verificar se é a hora de pedir ajuda.

E aí, conseguiu identificar se está em um relacionamento abusivo? Se esse é o seu caso, não tenha medo de denunciar e buscar ajuda. A culpa não é sua!