Beleza > Estética

Bepantol é aliado para a hidratação de todo o corpo

Por Redação Fortíssima 21/07/2016

Inicialmente usado como uma pomada para tratar assaduras de bebês, o Bepantol apresentou diversos outros benefícios para a hidratação do corpo e acabou se tornando o queridinho das mulheres. Na maioria dos casos, é usado em regiões ressecadas do corpo, como cotovelos, joelhos e até mesmo os lábios rachados no frio.

Com o sucesso do produto para diversas aplicações no corpo, várias versões já foram lançadas. É possível encontrar no mercado opções específicas para a pele, para os lábios, para gestantes e para bebês, com composições direcionadas para cada caso.

Como usar o Bepantol para hidratação

Tendo a cicatrização como função principal, o efeito hidratante do Bepantol é secundário. Ele funciona muito bem como reparador, especialmente nos lábios, na pele e também em mucosas. Pode ser encontrado basicamente em duas versões: líquida e em pomada.

Em geral, o recomendado é que sejam feitas de uma a três aplicações de fina camada do produto diariamente. O uso do Bepantol no rosto é um dos mais comuns. Ele funciona como reparador e hidratante porque possui como principal ativo o dexpantenol ou pró-vitamina B5, que conta com ação regeneradora e hidratante.

Além disso, também possui  na sua composição o óleo de amêndoas doces, ceras e uma lanolina mais fina. Outro uso comum é para os lábios ressecados, problema recorrente principalmente no inverno. É indicado aplicar sempre que necessário, inclusive de forma preventiva.

Também é usado para fortalecer as unhas e cutículas, evitando que fiquem quebradiças e escamadas. Algumas pessoas são adeptas ao uso do produto ainda em solução nos cabelos. A fórmula líquida é aplicada diretamente nas pontas dos fios ou misturada a outros ingredientes em receitas caseiras.

O dexpantenol, princípio ativo do Bepantol, é usado ainda como base em diversos outros produtos desenvolvidos para a hidratação da pele e do cabelo. Por ser um produto oleoso, ele é contraindicado em áreas e indivíduos propensos a acne, pois pode desencadear ou piorar o quadro.

Bepantol

Áreas mais ressecadas, como cotovelos e joelhos, se beneficiam com o uso do Bepantol. Foto: iStock, Getty Images

Principais tipos disponíveis no mercado

Uma das versões mais utilizadas do produto é o Bepantol Derma, disponível tanto em pomada quanto em solução ou líquido. Serve para hidratar os lábios, deixar cotovelos, joelhos, mãos, pés e calcanhares macios – e ainda evita que a cutícula fique desfiada.

Também auxilia na cicatrização de tatuagens, ameniza a vermelhidão e retira o ardor nas áreas depiladas. Já o Bepantol Mamy foi desenvolvido especialmente para as gestantes, ajudando a evitar estrias.

Além dos componentes básicos do produto, essa versão contém ainda mais dois ativos hidratantes: glicerina e centella asiática. Combate o surgimento de estrias devido ao seu poder hidratante e regenerador, melhorando a elasticidade da pele

Há ainda o Bepantol Baby, indicado para proteção e hidratação da pele dos pequenos, que possuem a derme muito mais sensível. É possível encontrar todos os tipos de Bepantol em farmácias e drogarias populares, além das farmácias de manipulação.

E você, costuma usar o Bepantol? Conte para a gente nos comentários!