Slider Home > Tabagismo

Ser pago é um dos melhores métodos para parar de fumar

Por Tatiana Barros 23/08/2016

Abandonar de vez o cigarro é um desafio enfrentando por muitos fumantes. Por mais difícil que seja, é importante sempre ter em mente que a persistência sempre vale a pena, levando em consideração todos os malefícios que esse vício acarreta para a sua saúde. E você sabia que ser pago pode ser um dos melhores métodos para parar de fumar?

Recompensas financeiras podem ser a melhor alternativa na luta contra o vício em cigarros (Foto: Istock)

Recompensas financeiras podem ser a melhor alternativa na luta contra o vício em cigarros (Foto: Istock)

Entenda um dos melhores métodos para parar de fumar

De acordo com o Journal of the American College of Cardiology, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Genebra revelou que pagar dinheiro para os fumantes que desejam parar de fumar seria até duas vezes mais eficaz que outros métodos já famosos.

Se você já tentou alternativas como goma de mascar com nicotina, cigarros eletrônicos, patches e hipnose, não tendo sucesso em nenhuma dessas tentativas, essa pode ser uma verdadeira luz no fim do túnel:

Os pesquisadores Felicia Schmid e Jean-François Etter selecionaram fumantes que ganhavam menos de 46.500 euros por ano e que nunca haviam passado por nenhum tratamento médico para parar de fumar. Após uma semana sem fumar, eles receberam 92 euros de recompensa. Esse valor aumentou gradativamente e, ao final de seis meses, eles chegaram a receber quase 1.400 euros.

O estudo foi visto como eficaz, uma vez que depois de seis meses de incentivos financeiros, 45% das pessoas testadas continuaram sem fumar um cigarro sequer. O interessante é que depois que a recompensa foi interrompida, 20% abandonou de vez o tabaco. Esta taxa de 20% representa o dobro de sucesso em relação a testes que não envolviam esse tipo de pagamento (10%).

Teste com mulheres grávidas

Esse estudo reforçou os resultados positivos apresentados em um experimento realizado mulheres grávidas em maternidades francesas, em maio deste ano. Na época, foram distribuídos vouchers no valor de 20 euros para incentivá-las a abandonarem o cigarro.

Mais dicas para te ajudar a parar de fumar

Algumas atitudes são importantes para serem inseridas em seu dia-a-dia durante o processo de parar de fumar. Selecionamos cinco ações fáceis e que podem fazer toda diferença:

Elimine acessórios ligados o cigarro
Jogue fora maços de cigarro, isqueiros, cinzeiros e tudo mais que tenha relação ao vício.

Evite o cheiro
Evite proximidade com locais onde pessoas estejam fumando. Além disso, por ser um cheiro que impregna facilmente, lave bem suas roupas, tapetes, cortinas e tudo o mais que cheire a cigarro em sua casa.

Tenha sempre alimentos à mão
Ao parar de fumar, é comum sentir mais fome que o normal. Por isso, carregue sempre uma fruta, água ou bala sem açúcar, para te ajudar a disfarçar essa sensação.

Mantenha-se ocupado
Sempre que der vontade de fumar, distraia a mente com atividades que te causam prazer, seja uma caminhada, atividade física ou jardinagem. Isso ainda colaborará para uma melhor qualidade de vida.

Conte com a ajuda de familiares
Por esse ser um processo desgastante, é importante contar com o apoio de pessoas que o cercam. Elas podem te ajudar nos sintomas de abstinência que são responsáveis por muitos ex-fumantes voltarem a fumar.

E você acha que este tipo de pagamento seria um incentivo eficiente na sua luta para o abandono deste vício? Para ter mais dicas de saúde e bem-estar, fique ligado no Doutíssima e não deixe de nos seguir no Facebook!