Bem-Estar > Zen

Aumente o sucesso no escritório com dicas de Feng Shui

Por Redação Fortíssima 01/09/2016

Quando você olha para seu espaço de trabalho, o que você vê? Se a resposta for caos e confusão, talvez esteja mais do que na hora de adotar algumas dicas de Feng ShuiDe acordo com essa arte milenar chinesa, o estado de seu ambiente se reflete na sua vida.

No momento que você assume o controle de seu espaço, consegue criar uma energia positiva para melhorar o restante. Não custa tentar, não é mesmo? Comece agora mesmo.

dicas de Feng Shui para o trabalho

A presença de uma planta do lado esquerdo da mesa já ajuda a energizar o ambiente. Foto: iStock, Getty Images

Como o Feng Shui pode ajudar

O Feng Shui é a antiga prática chinesa da organização de objetos físicos para atrair energia positiva. É baseada na ideia de que tudo no meio ambiente de uma pessoa afeta sua vida interior.

Praticantes acreditam que a colocação de objetos em uma sala, edifício ou outro espaço influencia o fluxo de chi, como é chamada a energia vital ou essencial. Se há boa chi fluindo, quem estiver no espaço terá um impulso de energia positiva.

Uma boa ideia é começar com a sua mesa de trabalho. O Feng Shui é capaz de ajudar com uma ferramenta básica chamada de mapa de energia, que divide o espaço em nove áreas, cada uma correspondendo a uma parte de sua vida – riqueza, carreira, criatividade e por aí vai.

Embora não tenha sua eficácia comprovada cientificamente, há pesquisas que indicam que manter a organização no local de trabalho traz benefícios à produtividade e ao bem-estar. Um exemplo disso é um estudo publicado na revista Workplace Health Safety.

Ele sugere que uma mesa organizada melhora a gestão do tempo, o que reflete na quantidade de tarefas que você consegue realizar. Já um levantamento feito pela Universidade de Oakland, dos Estados Unidos, descobriu que adicionar elementos naturais ao local em que trabalha, como luz solar e plantas verdes, pode melhorar saúde, felicidade e produtividade. 

dicas de Feng Shui

Dicas de Feng Shui para sua mesa de trabalho

Para começar, tire tudo o que você tem em cima da mesa e inicie organizando segundo as dicas do Feng Shui. Depois pense em coisas que você quer adicionar em sua vida e siga em frente. Veja como fazer:

Esquerda: riqueza

Uma planta estimula o crescimento nessa área, assim como uma fonte de água ou símbolo de água. Outras ideias são um item de valor, como um vaso de cristal, para representar a fortuna.

Esquerda: família

Para nutrir laços estreitos, exiba uma foto de família, um presente recebido, uma tigela de madeira ou uma lâmpada. Acentue esse espaço em tons de azul ou verde.

Esquerda: conhecimento

Mantenha livros ou materiais de referência aqui, junto com um objeto azul, como uma vela, para energizar aprendizagem.

Centro: fama e reputação

Essa área representa quem você é para o mundo – seu personagem e imagem. Coloque uma lâmpada vermelha ou vela, seus cartões de visita ou um diploma ou certificado.

Centro: saúde

Mantenha essa área livre de poeira ou sujeira. Energize-a com amarelo ou verde ou os símbolos da terra, a exemplo de flores, pedras ou conchas.

Centro: carreira

Coloque o computador aqui e selecione uma imagem da água para sua tela, simbolizando dinheiro. Use verde para novas oportunidades e vermelho para motivação.

Direita: relações

Exiba uma foto de você e seu amado ou uma flor vermelha em um vaso pequeno. A promessa é de que você tenha relacionamentos mais felizes

Direita: criatividade

Adicione um jornal ou luz para aumentar a criatividade. Coloque post-its coloridos ou itens feitos de cobre, prata, ouro ou outros metais.

Direita: pessoas úteis

Mantenha seus arquivos de telefone, projetos e clientes aqui para ficar conectado com aqueles que você e seu trabalho precisam. Explore itens em cores cinza e prata.

E aí, as dicas de Feng Shui ajudaram a organizar o seu espaço no trabalho? Conte para a gente!