Beleza > Maquiagem

Confira dicas para fazer uma maquiagem fácil e prática

Por Redação Fortíssima 03/09/2016

Fazer uma make elaborada é sempre uma boa pedida e ajuda você a arrasar em qualquer ocasião. O problema é que nem sempre sobra tempo para isso. Nessas horas, a dica é optar por uma maquiagem fácil e prática.

Acredite, mesmo uma produção simples pode fazer toda a diferença. Você só precisa contar com alguns produtos básicos na nécessaire: o corretivo para esconder as imperfeições, a base para uniformizar a pele, o lápis preto para dar destaque aos olhos e o iluminador para valorizar a aparência em geral.

Para as que não abrem mão do batom e do rímel, vale incluir esses cosméticos na lista. Em poucos minutos, o resultado aparece. 

maquiagem fácil

O batom vermelho dá um up na sua maquiagem básica. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda como fazer uma maquiagem fácil

A primeira dica antes de começar sua make express é limpar bem o rosto. Pode até parecer besteira, mas isso vai garantir maior durabilidade para a produção. Comece lavando bem a face com um sabonete específico para o seu tipo de pele e, em seguida, aplique um tônico adstringente.

Na sequência, comece a aplicar os produtos de maquiagem pela base. Espalhe por toda a extensão do rosto – inclusive no pescoço – com os dedos ou com auxílio de um pincel específico. Lembre-se também de passar o corretivo nas espinhas, manchas e olheiras, através de suaves batidinhas com os dedos.

Quando a pele estiver pronta, é hora de partir para os olhos. Para não perder muito tempo, já que o objetivo é fazer uma maquiagem fácil, a sugestão é abrir mão das sombras e do delineador líquido. Basta substituir ambos por um item versátil: o lápis de olho preto. Aplique na linha d’água e na pálpebra, bem rente aos cílios, para destacar bem o olhar.

Para completar, esfume suavemente – pode até ser com um cotonete – a linha feita na pálpebra com o lápis preto. Se você quiser, arremate o olhar sensual aplicando uma sombra marrom clara no restante da pálpebra. Depois de algumas camadas de rímel, os olhos estarão prontos.

A sugestão para dar um up na maquiagem simples é contar com um iluminador, para criar pontos de luz abaixo do arco das sobrancelhas, no canto interno dos olhos e nas maçãs das bochechas. Isso cria um contraste interessante com a cor preta, valorizando a sua produção que, apesar de básica, ficará linda.

O resto são detalhes. Se você tiver um tempinho de apostar no blush, ele sempre é uma boa alternativa para valorizar os contornos. Dê preferência a uma cor mais neutra, marrom e opaca, que garante profundidade ao rosto. Aplique na diagonal, das têmporas até o canto dos lábios.  

O batom também é decisão sua. Para um visual mais clean, opte por um nude. Já para uma balada, o vermelho é a principal opção para arrasar na maquiagem. Tudo depende do seu gosto e da ocasião em questão, mas não é preciso mais do que alguns minutos para transformar a make do dia em uma versão noturna.

Truques para a maquiagem durar mais

Se você fica irritada quando a maquiagem não dura muito tempo, saiba que com alguns truques você pode aumentar a durabilidade do seu visual. O primeiro deles já foi mencionado: limpe bem a pele antes de se maquiar, pois isso melhora a absorção dos cosméticos.

Outra dica é lançar mão do spray fixador de maquiagem. Ele protege o visual diante de qualquer alteração no ambiente e garante que os produtos aplicados permaneçam no rosto até a remoção com demaquilante. E o melhor: só leva alguns segundos para aplicar.