Esporte > Slider Home

Momentos marcantes da abertura da Paralimpíada 2016

Por Tatiana Barros 08/09/2016

Para quem já estava sentido falta da Olimpíada do Rio, chegou a hora de matar essas saudades com a Paralimpíada. A competição é sempre garantia de medalhas para o Brasil, mas muito além disso: é uma oportunidade de conhecer histórias de paratletas que emocionam e são verdadeiras lições de vida. E ontem, a abertura da Paralimpíada 2016 já deu uma mostra do quão grandioso é o evento que merece – e muito! – Todo prestígio do grande público.

Destaques da abertura da Paralimpíada 2016

A abertura contou com doses extras de emoção e, sem dúvidas, reacendeu o espírito olímpico que tomou conta do país no último mês. E como diz uma campanha do evento, agora “saem os atletas e entram em cena os super-heróis. Os superatletas”.

Confira alguns dos momentos mais marcantes da cerimônia que aconteceu no Maracanã:

O voo
A cerimônia foi iniciada com uma contagem regressiva. Ao chegar no número zero, o americano Aaron Wheelz desceu uma megarrampa em uma cadeira de rodas, atravessando o 0, com direito a uma acrobacia no ar. De tirar o fôlego.

O hino nacional


Ouvir o hino nacional em um grande evento é sempre uma emoção. E no evento o momento foi ainda mais emocional, já que o maestro João Carlos Martins foi o responsável por tocá-lo no piano. O maestro é mais um exemplo de superação, por ter sofrido com alguns problemas de saúde durante a vida e enfrentar dificuldades para tocar, fazendo isso de forma brilhante.

A tocha nas mãos da Márcia Malsar
Uma das palavras que mais se falam ao se referirem aos atletas paraolímpicos é superação. E na abertura houve um momento em especial que isso foi claramente demonstrado. A atletista Márcia Malsar, que já ganhou quatro medalhas nas competições, foi uma das convidadas para conduzir a tocha olímpica no evento. Com dificuldades para andar e chovendo muito, a bengala de Márcio escorregou em um certo momento do trajeto e ela caiu. Aplaudida de pé pelo público ela levantou e seguiu em frente completando a missão que foi lhe dada. Difícil foi segurar as lágrimas!

A dança de Amy Purdy
Um dos momentos mais marcantes da abertura da Olimpíada foi a musa Gisele Bundchen atravessando o estádio ao som de Garota de Ipanema. E ontem, a música embalou um momento mágico. A atleta de snowboard Amy Purdy, que é biamputada, fez coreografias de balé e samba, além de interagir com um grande braço mecânico. Flutuou e encantou!

A delegação brasileira
A maior delegação brasileira da história das Paralimpíadas é composta por 285 atletas e, como não poderia deixar de ser, fez a alegria ao entrar no Maracanã. Eles entraram ao som da música “O Homem Falou”, do Gonzaguinha! A apresentadora Fernanda Lima foi a encarregada de levar uma peça de quebra-cabeça com o nome do país.

Crianças e seus pais levaram a bandeira paralímpica
A bandeira paralímpica foi carregada no estádio por crianças que não podem andar, juntamente com os seus pais. Isso foi feito graças ao projeto Bota no Mundo, criado pelo brasileiro Alexandro Faleiros, que desenvolveu uma bota que une a criança ao pai, possibilitando que ela fique em pé e jogue bola com o auxílio do pai. Foi lindo ver os pequenos neste momento tão importante da cerimônia.

Clodoaldo e a pira olímpica


Um dos grandes atletas paralímpicos da nossa história foi o responsável por acender a pira olímpica. O nadador Clodoaldo Silva conduziu a tocha em sua cadeira de rodas e o momento ainda foi responsável por transmitir uma mensagem super importante sobre acessibilidade. Ao chegar em frente a uma escada que levava ao lugar de acender a pira, o atleta se viu diante de uma escada enorme que o impedia de concluir sua importante missão. Nesse momento, a escada se moveu e formou uma rampa, dando acesso à pira. Fechou com chave de ouro!

Para finalizar, uma cena que garantiu muitas risadas e logo virou meme. O mascote Vinícius desfilando com o icônico vestido usado por Gisele, na abertura da Olimpíada. Fofo!
Agora, é só torcer por cada um desses atletas que são fontes de inspiração e força!