As altas temperaturas e intensa exposição ao sol podem ocasionar diferentes danos, especialmente durante o verão. Por essa razão, é essencial que, nesta época do ano, sejam reforçados os cuidados com a pele. De acordo com a farmacêutica Mika Yamaguchi, no final do ano, são comuns alguns abusos na foto exposição, assim como na alimentação, que podem causar rugas e flacidez precoce, além de manchas.

Os principais cuidados com a pele no verão. (Foto: Istock)
Os principais cuidados com a pele no verão. (Foto: Istock)

Cuidados com a pele no verão

Para manter a pele saudável, a especialista explica o que se deve evitar e o que deve fazer parte da sua rotina de beleza diária.

Evite excessos na alimentação

Com as festas de fim de ano, é comum exagerar no consumo de doces e carboidratos. E esses alimentos são maléficos, uma vez que se transformam em açúcar no corpo. Mika Yamaguchi explica que o açúcar em excesso se liga às proteínas, principalmente o colágeno; quando essa ligação ocorre, ela modifica a estrutura do colágeno que perde a sua configuração inicial. O resultado disso é o surgimento de rugas e amarelamento da pele. “Por essa razão, é fundamental que a alimentação seja balanceada, saudável e sem exageros calóricos”, recomenda.

Reduza o consumo de álcool

As bebidas alcoolicas no geral deixam a pele ressecada e sem brilho, por isso é indicado não abusar. Para metabolizar o álcool ingerido, o organismo buscará água e se não houver uma quantidade suficiente, o corpo irá retirar nos órgãos vitais, a água para realizar o seu trabalho. E, segundo a especialista, este é o grande perigo, “pois esse ‘roubo’ de água certamente vai deixar a pele menos hidratada e propensa ao ressecamento e à descamação”, explica. O ideal é consumir muita água, água de coco, isotônicos ou sucos naturais

Não se exponha ao sol

Durante o horário de verão, o ideal é se expor ao sol apenas antes das 10h e depois das 16h. Fora destes horários, é imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar e hidratar-se com muita água.

Mantenha a rotina de cuidados

Durante as férias e viagens, é comum deixar de lado a rotina diária de cuidados com a pele. No entanto, é essencial manter a limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção.

Mais cuidados que ajudam

A farmacêutica Mika Yamaguchi destaca outros elementos que podem colaborar para manter a sua pele bonita e saudável: “O ideal é que se tenha, pelo menos, seis horas seguidas de bom sono, diariamente. Mantenha o seu quarto fresco, escuro e confortável”, recomenda. Se for à praia, é importante também tomar cuidado com fungos e bactérias, “portanto os cuidados com a higiene devem ser redobrados”, alerta.

Qual o seu ritual de cuidados com a pele durante o verão? Para receber mais dicas de beleza e pele, não deixe de acompanhar o nosso site.