Filhos > Gravidez e Filhos > Slider Home

Viajar com crianças: dicas para garantir um trajeto tranquilo

Por Tatiana Barros 23/11/2016

Com o período de férias se aproximando, chegou a hora de programar a tão esperada viagem em família. Mas quem tem filhos sabe bem que, embora seja prazeroso curtir os dias de folga com os pequenos, a preparação e o trajeto nem sempre são tarefas tranquilas. Para que esse momento de diversão não se torne um estresse, é preciso um planejamento extra antes de viajar com crianças.

Confira dicas do que fazer ao viajar com crianças. (Foto: Istock)

Confira dicas do que fazer ao viajar com crianças. (Foto: Istock)

O que fazer ao viajar com crianças

Confira o que deve ser feito para garantir um trajeto mais tranquilo e prazeroso para toda a família:

Leve seu filho ao pediatra

Fazer um check-up antes de viajar é algo recomendado para adultos e, especialmente, para as crianças. Aproveite a consulta ao pediatra para tirar suas dúvidas, se certificar de que ele não precisa de cuidados especiais na viagem, colocar a vacinação em dia e pegar orientações sobre alimentações, medicamentos e produtos extras (como protetor solar específico e outros).

Prefira viagens noturnas

Viajar já é algo que mexe na rotina dos pequenos e quanto menos alterar seu sono melhor. Por isso, prefira comprar passagens em horários noturnos, assim eles podem dormir grande parte do trajeto e não ficam estressados durante o percurso.

Previna enjoos

Seja em viagens de carro ou avião, é muito comum que as crianças se sintam enjoadas. Certifique-se de pedir ao médico prescrição de medicamentos para prevenir essas náuseas e dê ao pequeno antes de iniciar a viagem.

Ao viajar de avião, é normal que as crianças sintam incômodos com a pressão nos ouvidos. Para os bebês, um bom recurso é amamenta-los nesses momentos. Já os maiores podem mascar chicletes, para aliviar esse desconforto.

Garanta que estejam alimentados

Quando se trata de viagens curtas de avião, você pode amamentar o bebê pouco antes de embarcar, o que irá garantir que ele fique mais tranquilo durante o trajeto. Para as crianças maiores, leve lanchinhos caseiros, que são mais saudáveis, e assim evita que tenham reações inesperadas às opções industrializadas servidas nos voos.

Leve opções de entretenimentos

Para a criança costuma ser cansativo ficar muito tempo sentado, sem algo para entretê-la. Por isso, leve brinquedos, livros, tablet e o que mais puder tornar o trajeto mais prazeroso para ela. Se for viajar de carro, programe-se para fazer algumas paradas, não só para descansar, como também para reduzir a ansiedade do pequeno.

Certifique-se que seja um momento prazeroso para a família

Todo o processo de viagem deve ser de prazer e não de tensão. Se você transmitir qualquer tipo de nervosismo para a criança, ela certamente também ficará estressada com a viagem. Divirtam-se, acima de tudo! Imprevistos são inevitáveis e é impossível ter controle de tudo, por isso, esteja pronto para curtir cada momento. Viajar é sair da rotina e esteja preparado para isso.

Com esses cuidados básicos, certamente viajar com crianças será uma experiência muito mais agradável para toda a família. Para outras dicas sobre gravidez e filhos, não deixe de acompanhar o nosso site!