Com o fim do ano, muitas pessoas se apressam para obter o corpo desejado para o verão. Isso faz com que loucuras na dieta alimentar sejam feitas em busca de um milagre, o que é um grande erro. Privar o organismo de uma rotina saudável gera um estresse metabólico, podendo ocasionar graves sintomas e sinais, muitas vezes, irreversíveis e com grandes chances de um rebote de ganho de peso posteriormente. Por isso, é tão fundamental saber como manter uma alimentação saudável.

Estas dietas da “moda” ou altamente restritivas, com grandes deficiências calóricas e nutricionais, dificilmente pode ser mantida. O foco é apenas a redução de peso corporal a qualquer preço, onde a estética e a vaidade se sobrepõem à saúde.

Saiba como manter uma alimentação saudável e outros hábitos no verão. (Foto: Istock)
Saiba como manter uma alimentação saudável e outros hábitos no verão. (Foto: Istock)

Como manter uma alimentação saudável e outros hábitos

No verão os cuidados com a saúde devem ser redobrados, uma vez que o clima propicia também maior desgaste ao organismo pelas altas temperaturas, desidratação, exposição solar e enfraquecimento do sistema imunológico. Saiba o que fazer para garantir que você curta essa estação, sem prejudicar o seu corpo:

Não substitua refeições

A troca de refeições por sucos, sopas ou shakes não oferecem à mente e ao corpo a sensação de real saciedade, pois esta é estimulada também pelo processo de mastigação dos alimentos, quando ocorre a liberação de hormônios que lhe farão sentir-se satisfeito e com a sensação de que se alimentou.

Além disso, substituir uma refeição não é possível por muito tempo, por mais esforço que haja. Isso porque o corpo sentirá falta de nutrientes e vitaminas que são essenciais à saúde e não são supridas apenas por essas fontes. Assim, não é um método duradouro.

Hidratação

Nosso corpo é formado de 70% de água. E quando um indivíduo chega à desidratação, é porque não tem hábito de se hidratar regularmente e, possivelmente, não tem uma alimentação rica em vegetais e frutas.

O consumo dos alimentos essenciais (verduras, frutas, legumes, cereais integrais) na forma de sopas, sucos e vitaminas podem contribuir para a hidratação e fornecer e fornecerem nutrientes importantes como: carboidratos, vitaminas e minerais. E é essencial beber cerca de 3 litros de água diariamente.

Sistema imunológico

A exposição solar a qual nos submetemos nessa época propicia a formação de mais radicais livres em nosso organismo. Isso acontece porque o aumento além do normal da temperatura corporal faz com que nosso corpo se desgasta e trabalhe mais para conseguir manter todas suas funções regularmente. Assim, o excesso de sol pode se tornar mais um fator de estresse ao organismo.

Como todos radicais livres, devem ser combatidos com cargas de antioxidantes, pois a atuação livre deles pode afetar o sistema imunológico gerando infecções, aparecimento de vírus e resfriados. Assim, um antioxidante poderoso para fortalecer nosso sistema imune é a Vitamina C.

Proteção solar

Cada nutriente ou fitoquímico desempenham funções específicas em nosso corpo, porém há alguns que possuem maior propriedade funcional no que se refere a proteção e prevenção dos prejuízos que podem ser causados pela maior exposição ao sol.

É importante o consumo de: vitamina C para combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular; vitamina E que atua de forma sinérgica com a vitamina C na pele; ômega 3 que mantém a hidratação da pele e tem ação antiinflamatória. O ômega 6 também ajuda na hidratação, porque fornece ceramidas, que são as gorduras que lubrificam a pele.

É essencial também uma dieta que contenha polifenóis, presentes no caqui, no chá verde, que aumentam a resistência da pele contra os raios solares. Além, é claro, dos alimentos que são ricos em fitonutrientes com ação fotoprotetora como, por exemplo, a luteína presente no espinafre.

Receita de suco para o verão

Confira uma receita de suco que deve ser tomado antes de se expor ao sol:

Suco Visaderme

Rendimento: 1 porção
146 cal/porção

2 colheres de sopa de espinafre cru
½ copo de suco de laranja sem açúcar
¼ de cenoura crua
1 colher de sobremesa de semente de linhaça
1 colher de sopa de gérmem de trigo
2 cubos de gelo

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Sirva com as pedras de gelo.

E como é a sua rotina diária para manter uma alimentação saudável no verão? Para saber mais sobre nutrição, não deixe de acompanhar o nosso site!