Por Dr. Alexandre Audi

O envelhecimento facial é ocasionado por alguns fatores, como idade, exposição excessiva ao sol e tabagismo. E com isso, surgem as temíveis rugas, também conhecidas como linhas de expressão. Essas marcas no rosto ocorrem também devido aos movimentos repetitivos da musculatura, como sorrir ou enrugar a testa. E em busca de uma aparência mais jovem, homens e mulheres recorrem a diversos tratamentos estéticos, principalmente aos não invasivos, sendo o mais conhecido a toxina botulínica, o famoso botox. Mas, mesmo sendo uma técnica bastante usada, ainda restam muitas dúvidas sobre seus benefícios e formas de aplicação.

beautiful woman having botox injection in her lips
beautiful woman having botox injection in her lips

Tire suas dúvidas sobre o botox

A principal indicação da toxina botulínica é para a melhora das rugas da testa e dos pés de galinha, ao redor dos olhos, por meio da paralisação parcial da musculatura dessas regiões. O preenchimento é utilizado para dar volume em algumas regiões. Sua principal indicação é para os sulcos nasogenianos (popularmente chamado de bigode chinês), mentonianos (marionete), rugas profundas e para dar volume aos lábios.

Movimentos faciais

Muitas pessoas ainda temem usar o botox e perder os movimentos da face. No entanto, o objetivo da toxina botulínica é diminuir a força muscular sem causar paralisia total no rosto. Vale ressaltar que em rugas causadas pelo excesso de pele não deve ser aplicado o botox. Nestes casos, podem ser indicados cirurgia ou fios de sustentação facial.

Duração do botox

O efeito do botox não é permanente e varia de paciente para paciente, podendo durar de três a sete meses nas aplicações faciais. A eficácia aumenta conforme o número de aplicações, podendo chegar a oito ou nove meses a partir da terceira ou quarta dose. Em casos de excesso de suor (nas axilas ou palmas das mãos) a ação pode durar um ano.

Contraindicação

Seu uso não é indicado às pessoas que tiveram qualquer tipo de reação alérgica após aplicação prévia, em mulheres grávidas ou que estão amamentação. Também não deve ser aplicado em locais inflamados ou infectados. O procedimento é recomendado para pessoas acima de 25 anos. E após a aplicação o ideal é ficar longe do sol na primeira semana.

Os efeitos levam, em média, três dias para serem percebidos. O tempo de recuperação é de, no máximo, quatro horas. Depois desse período, as pessoas podem voltar às atividades normais. O paciente pode sentir um leve desconforto durante a aplicação. Embora custo do produto ainda seja considerado alto no Brasil, deve-se levar em consideração a qualidade do produto e o reconhecimento do profissional para que não coloque o paciente em risco.

Você já aplicou o botox para suavizar as marcas de expressão? Para mais dicas sobre estética, não deixe de acompanhar o nosso site!