Guia do Câncer > Saúde > Slider Home

Ação oferece congelamento de óvulos para mulheres com câncer

Por Tatiana Barros 13/12/2016

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) realizou uma estimativa que detectou que, em 2016, seriam detectados 300.870 novos diagnósticos de câncer em mulheres em todo o país. E uma questão que acompanha muitos desses casos é a infertilidade feminina, como consequência do agressivo tratamento oncológico a que são submetidas. Para conscientizar sobre o problema e ajudar pacientes com câncer na preservação da fertilidade, a Ferring Pharmaceuticals lançou uma inciativa de congelamento de óvulos para essas mulheres.

Campanha Proteger irá possibilitar o congelamento de óvulos para mulheres com câncer. (Foto: Istock)

Campanha Proteger irá possibilitar o congelamento de óvulos para mulheres com câncer. (Foto: Istock)

Congelamento de óvulos para pacientes com câncer

A infertilidade em mulheres com câncer é causada por algumas razões. Em alguns tratamentos, há a necessidade de se retirar ovários, enquanto em outros a quimioterapia e a radioterapia podem destruir as células-tronco que originam os gametas. E quanto mais próximo do período da menopausa, maiores são as chances do tratamento resultar em esterilidade.

Ao estudar esses casos, a Ferring Pharmaceuticals percebeu que, de uma forma geral, as mulheres se preocupavam mais com a possibilidade de ficarem inférteis do que com o câncer em si. E para ajudar nisso, a empresa lançou o programa Proteger, que irá doar a medicação usada no processo de fertilização às mulheres que receberem o diagnóstico de câncer.

A ação completa consiste em: consulta médica com especialista em reprodução humana, realização de exames, indução da ovulação com medicamentos, coleta dos óvulos, congelamento e preservação em laboratório.

Para isso, a empresa fechou parcerias com algumas renomadas clínicas de congelamento de óvulos para que todas as etapas deste processo sejam realizadas de forma acessível e rápida. “A campanha Proteger é uma retribuição à sociedade e chega para mudar esse cenário. É uma iniciativa da Ferring não só no Brasil como em outros países onde atua. Demonstra nosso compromisso com a sociedade e com o paciente”, afirmou Alexandre Seraphim, gerente geral da Ferring.

Para auxiliar as mulheres neste processo, a empresa estabeleceu parceria com as seguintes clínicas de reprodução assistida: Instituto Idea Fértil de Saúde Reprodutiva, o Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO) e a Huntington Medicina Reprodutiva.

As mulheres que desejarem participar do programa Proteger devem conversar com o seu oncologista antes de iniciar o tratamento e solicitar autorização para o tratamento de indução da ovulação. Com o laudo do oncologista, a paciente deve se inscrever em um dos três parceiros.

Todas as clinicas parceiras priorizarão o atendimento das pacientes que estão no programa. Segundo o coordenador médico da Huntington, Dr. Maurício Barbour Chehin a iniciativa irá aumentar e facilitar o acesso para mulheres com diagnóstico de câncer. “Para muitas, o impacto da notícia da infertilidade é mais traumatizante do que o próprio câncer. Esse tratamento oferece a oportunidade de, ao alcançar a cura, a mulher realizar o sonho de ser mãe fertilizando um óvulo”, finalizou.
Você conhece alguém que teve câncer e optou pelo congelamento de óvulos? Para conferir outras matérias sobre fertilidade, não deixe de acompanhar o nosso site!