Dieta > Nutrição > Slider Home

10 alimentos para aumentar a imunidade

Por Tatiana Barros 16/01/2017

Uma alimentação adequada é um dos segredos para ter um sistema imunológico forte, capaz de reagir às doenças que se manifestam no organismo e prevenir outras. E há alguns bons alimentos para aumentar a imunidade e colaborar para o bom funcionamento do corpo.

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico. (Foto: Istock)

Alho, limão e mel estão entre os principais alimentos para aumentar a imunidade. (Foto: Istock)

Alimentos para aumentar a imunidade

Para manter o seu sistema imune, confira os principais alimentos que você deve inserir na sua dieta e assim evitar doenças e infecções:

Frutas cítricas
Frutas como laranja, acerola, limão e tangerina são fontes ricas de vitamina C, que ajudam na prevenção e cura de gripes e resfriados. Um artigo da National Library of Medicine mostrou que resfriados em pessoas que consomem alimentos cítricos costumam ter uma duração reduzida em 8% e em crianças em 13,6%. E entre pessoas que ingerem essas frutas e praticam esportes durante o inverno têm até 50% de menor chance de ficarem resfriadas.

Alho
O alho tem propriedades que combatem infecção, as bactérias, vírus e fungos. Há estudos que mostram ainda que o alimento pode até mesmo reduzir os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer. O alho conta ainda com antioxidantes que atacam os “invasores” do sistema imunológico.

Amêndoas
As amêndoas são fontes ricas em Potássio, contribuindo para o controle da pressão arterial. Além disso, por terem gorduras monoinsaturadas, ajudam a combater o colesterol ruim (LDL). O alimento tem ainda antioxidantes que fornecem proteção contra os danos causados pelo excesso de radicais livres.

Couve
A couve é rica em vitaminas A e C, que estimulam a produção de enzimas que ajudam o organismo a se proteger de tumores. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e aliviam os sintomas da gastrite. E mais: protege contra câncer de pulmão e melhoram a cicatrização.

Gengibre
O alimento fortalece o sistema imunológico e garante uma ação bactericida. Além disso, é rico em Vitamina C. Você pode consumir o gengibre em sucos e chás.

Mel
O mel possui antioxidantes que bloqueiam enzimas responsáveis pela multiplicação dos germes e previnem a bactéria que causa a tosse. O alimento ainda retarda o envelhecimento da pele e previne doenças como o câncer.

Cereais
Cereais como trigo e aveia são ricos em vitamina B6. A carência deste nutriente faz com que diminua a resposta do sistema imunológico.

Mamão
Além de regular o intestino, o mamão tem ação antioxidante, capaz de prevenir o câncer de próstata. A fruta ainda é poderosa para ajudar no tratamento de: doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verrugas.

Chá verde
Esse tipo de chá é rico em flavanoides, que ajudam a estimular o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, possui substâncias capazes combater as bactérias e evitar os vírus de se multiplicarem.

Iogurte
Produtos lácteos fermentados têm bactérias consideradas boas, que ajudam a regular a resposta do sistema imunológico. Esses probióticos têm vários benefícios, como a prevenção de gripes e resfriados e redução da gravidade dos sintomas, caso a doença não possa ser completamente evitada.

Incluindo esses alimentos na sua rotina alimentar, o seu organismo estará muito mais protegido! Para outras dicas de nutrição, não deixe de acompanhar o nosso site!