Filhos

Fotografia newborn: da gravidez aos primeiros passos do bebê

Por Redação Doutíssima 14/04/2013

Newborn-Features4b

Papais e mamães sempre amaram tirar toneladas de fotografias de seus pimpolhos, rindo, dormindo, babando, não importa… uma mania! Acontece que hoje o assunto ganhou ainda mais força e os pais contratam profissionais para fazerem fotos dos recém-nascidos com pose e cheios de acessórios, é a fotografia newborn. Conheça!

newborn-hands

A empresa Momento Único atua nesse segmento e oferece às mamães a memória de um período cheio de mudanças e que passa muito rápido. “O ideal é produzir as fotos entre 7 e 15 dias de vida do bebê, quando o sono é mais profundo e ele tem maior flexibilidade”, explica o diretor da empresa, Erick Eloi.

20-cute-newborn-baby

Como funciona:

As fotos são feitas em estúdio na região central de Santo André. A sala é climatizada e esterilizada para receber os pequenos. A temperatura fica entre 35ºC e 37ºC. A equipe é toda feminina, para deixar a mamãe e o bebê mais à vontade. Para a sessão, são usados diferentes cenários, até para diferenciar os meninos das meninas. Os bebês são fotografados sem roupas, tendo como centro suas características mais marcantes, ressaltadas pelos acessórios.

A enfermeira do trabalho Renata Domingos de Carvalho Lima, 31 anos e moradora de São Bernardo, fez o pacote completo, da gravidez ao newborn. Na sexta-feira, levou Manuela, já com 20 dias, ao estúdio para ser eternizada nas fotos. “Acredito que é um presente não apenas para mim, mas também para minha filha, quando ela for adulta. É um álbum que podemos guardar para sempre.”

newborn

Renata acredita que atualmente as sessões de fotos com profissionais estão muito mais acessíveis. “Quero fotografá-la em todas as fases da vida.” A vovó Maria Lúcia de Carvalho da Silva, emocionada, garante que o próximo presente será dela. “Vamos trazer a Manuela quando ela fizer 1 ano para esmagar o bolo no estúdio.”

Eloi explica que a intenção da empresa é fidelizar o cliente. Por isso mesmo, a sessão de fotos e o álbum digitalizado saem por R$ 180. “Queremos que a pessoa se sinta acolhida e procure outros serviços, ou mesmo o pacote. Por isso, trabalhamos com preços de 70% a 80% mais baratos que outras empresas.” Para quem fechar o pacote que inclui a sessão da gravidez, o registro do parto e o newborn, o desconto é de 15%.

A Momento Único atua em parceria com quatro hospitais da região: Brasil, Assunção, Cristovão da Gama e Bartira. “São unidades nas quais conhecemos a equipe médica e sabemos respeitar o trabalho no momento do parto”, garante Eloi.

Em casa

Em São Caetano, a fotógrafa Luciana Alves, ou simplesmente Lu Alves, oferece o serviço para famílias corujas há cerca de dois anos. A paixão por fotografar crianças começou com a irmã, que é modelo de muitas fotos produzidas pela profissional. “É preciso ter paciência para garantir os resultados, mas no final, vale a pena.”

Luciana segue algumas regras na hora de fotografar, principalmente no caso das sessões de newborn. “Sempre uso a luz natural para não incomodar o bebê com flash. Nunca coloco a criança em lugares altos e tomo cuidado com a cabecinha na hora de fazer as poses, já que o pescoço dos recém-nascidos ainda não tem tanta firmeza.”

A designer gráfica Thaís Terra, 32, contratou Luciana para fotografar a filhota Luara Parente Terra, hoje com 1 ano e 5 meses, quando ela ainda estava na barriga. “Fiz o pacote que incluía a sessão de grávida e a de newborn. Gostei tanto que a Luciana fotografou também o aniversário de 1 ano da Luara.”

Thaís achou que não conseguiria fazer as fotos de recém-nascida porque a bebê chorava muito. “Ela chorou por duas horas já com tudo pronto para o ensaio. Mas quando a Luciana pegou ela no colo, conseguiu fazê-la dormir na mesma hora. Quase pedi para ela ficar por lá e me ajudar com a minha filha”, brinca.

Mas é preciso ter cautela

Neonatologista alerta para interrupção no sono do bebê – As produções fotográficas com recém-nascidos são bastante apreciadas pelos pais, mas é preciso ficar atento à saúde do bebê. Segundo a coordenadora da neonatologia do Hospital da Mulher de Santo André, Sueli Aparecida Bispo de Souza, dormir é essencial para o desenvolvimento nesta fase da vida. “Nosso sono é dividido em cinco fases. Ao ser manipulado, o bebê não atinge a fase mais profunda do descanso, na qual são liberados hormônios importantes, como o do crescimento. Isso pode acabar prejudicando o desenvolvimento da criança”, destaca.

Além disso, o recém-nascido ainda não tomou todas as vacinas, e sair de casa para o ambiente de um estúdio, por exemplo, pode expô-lo a riscos. “Antigamente as mães não saiam com bebês menores de 2 meses, não só pela questão da saúde e das vacinas que faltavam, mas também porque é o período em que mãe e filho estão se conhecendo e criando vínculos. Hoje em dia, porém, dizem que esse resguardo é coisa da vovó, mas tem a sua importância”, explica.

Segundo Sueli, a fase do resguardo é chamada de aninhamento e também tem importância para o crescimento saudável da criança, principalmente do ponto de vista psicológico. “É claro que as fotos são lembranças importantes, mas deve-se ter cuidado e observar como e onde são feitas. Só assim para garantir a saúde do bebê.”
O que você acha desse tipo de foto?