Cirurgia Plástica

4 Dicas importantes para colocar silicone com segurança

Por Redação Doutíssima 16/04/2013

images (6)

Especialista explica os quatro principais passos que as mulheres devem seguir para a cirurgia de aumento mamário com implante de silicone. Fique atenta antes de qualquer coisa.

A decisão de se submeter a uma cirurgia é sempre importante e deve ser encarada com seriedade.

Quando se trata de uma cirurgia de aumento mamário, com silicone, alguns cuidados básicos precisam ser tomados para que se chegue ao resultado mais satisfatório possível e de forma segura. Por isso, algumas orientações podem fazer toda a diferença no processo para essa tomada de decisão.

implante-silicone-hg-20100331

O cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, Dr. Alexandre Piassi, destaca os quatro principais passos que devem ser seguidos para que ocorra uma cirurgia de aumento mamário dentro dos padrões de segurança e técnicas adequadas:

1º Passo – A escolha do cirurgião plástico

Para começar, a especialidade médica que tem o conhecimento científico para a cirurgia de aumento mamário é a cirurgia plástica. Por isso, é muito importante escolher um profissional que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). É possível consultar o nome do profissional no próprio site da instituição www.cirurgiaplastica.org.br.

“Também achamos conveniente a paciente se informar com parentes, amigos e médicos que são de sua confiança para a indicação de profissionais que já realizaram cirurgias bem sucedidas e saber um pouco mais sobre este profissional”, explica o Dr. Piassi. O médico também destaca outro quesito que deve ser levado em consideração: “Um cirurgião plástico sério e que tem um nome a zelar sempre procurará trabalhar com bons produtos, estrutura e apoio profissional eficiente. Se a cirurgia e os implantes tiverem custo muito baixo, é sempre bom desconfiar já que, dificilmente, a qualidade e a segurança estariam asseguradas em uma situação assim”.

Existe uma explicação muito lógica e clara para o valor variável do preço dos implantes disponíveis no mercado: quanto maior o nível de desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para aquele produto, capaz de aumentar a segurança e oferecer resultados mais naturais, maior é o número de pesquisas e o uso de materiais de alta qualidade envolvidos. Impreterivelmente, esses custos serão agregados ao produto final. No caso dos implantes mamários, este raciocínio faz todo o sentido.

implate-silicone-aurelar-2

2º Passo – Indicação adequada

“O cirurgião plástico, além de todo o conhecimento técnico e científico, também precisa ter sensibilidade para avaliar se é o momento adequado ou não daquela paciente realizar a cirurgia”, afirma o Dr. Alexandre Piassi. Esta preocupação pode fazer toda a diferença na hora da decisão. Nos casos onde há um impacto psicológico negativo para a mulher, tais como mama muito pequena, assimetria mamária e alterações no formato da mama após a gestação e/ou a amamentação, a cirurgia acaba sendo indicada como um auxílio na busca desta mulher por sua autoestima e bem estar.

Porém, o médico precisa estar atento aos “modismos” e deve tentar se certificar de que nenhum exagero ou risco seja maior àquela paciente do que sua saúde e bem-estar.

“Vivemos na escravidão da beleza imposta pelas revistas femininas e celebridades que estão sempre bem, lindas e felizes. Não podemos ignorar que muitas pessoas acreditam realmente nessas imagens e fazem delas um ideal e objetivo de vida.

protese-silicone

O profissional bem preparado tem mais condições de detectar esses desejos femininos, se eles são reais ou imaginários”, explica Gisela G. Ferrari, psicóloga e psicoterapeuta clínica. Os médicos têm se mostrado cada vez mais atentos a esse fator determinante. “Por outro lado, a cirurgia, quando realmente necessária e feita com responsabilidade, pode trazer benefícios imensos para as mulheres porque elas terão um aumento na autoestima e se sentirão mais felizes causando, muitas vezes, um impacto muito positivo na vida familiar, amorosa e profissional”, ressalta a psicóloga.

3º Passo – Planejamento pré-operatório

Outro momento importante e que muitas vezes gera dúvidas na paciente é a escolha do tamanho e do formato de implante ideal. Nos dias atuais, é possível escolher entre uma gama de opções: implante redondo, em formato de gota, com a base mais larga, que tenha menor ou maior projeção, além das diferentes opções de altura, largura e volume. “Os profissionais, hoje, têm mais opções de escolha e não sofrem mais uma limitação nesse procedimento. É possível alcançar um resultado muito mais satisfatório e natural para a paciente, que combine com a sua estrutura física e o seu estilo de vida”, afirma o cirurgião.

A Allergan, é um exemplo deste avanço. Por meio de sua marca Natrelle®, disponibiliza uma ampla linha de implantes mamários redondos e anatômicos com mais de 340 diferentes tamanhos e formatos para atender esta demanda, de forma segura e contando com aprovações e certificações dos principais órgãos regulatórios mundiais como FDA – Food and Drug Administration (EUA), CE Mark (União Européia), além da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e INMETRO, ambos do Brasil.

protese-silicone-preco-500x263

Nesta fase do planejamento pré-operatório, porém, há um outro ponto sensível: mulheres que chegam ao consultório achando que podem ficar com os seios iguais aos das atrizes da TV ou das amigas. Mais uma vez, o profissional deve atuar com o seu bom senso e conhecimento técnico, mostrando para a paciente que a escolha mais adequada de um implante mamário deve considerar as medidas de seu corpo, elasticidade da pele, estilo de vida e perfil.

“Sempre tentamos deixar bem claro que existem limitações na escolha do tamanho, apesar da incrível gama que temos hoje. A questão é recomendar o que o corpo de cada mulher suporta e ficará esteticamente ideal também. A tecnologia tem nos apoiado com ferramentas como, por exemplo, o software BioDynamic desenvolvido pela Allergan aos profissionais médicos, que demonstra para a paciente as consequências da escolha de determinadas medidas e auxilia no diálogo entre médico e paciente”, conta o Dr. Alexandre Piassi.

Outra decisão importante e que tem que ser discutida durante o planejamento é a via por onde será inserido o implante, já que isto poderá impactar também no resultado final. As vias de acesso mais utilizadas são:

4º Passo – Pós-operatório

Para as pacientes de forma geral, o pós-operatório muitas vezes é o momento em pode ocorrer um relaxamento nos cuidados. Por isso, deve ser ressaltado que, após a realização da cirurgia, a paciente deve ter uma atitude mais tranquila, respeitar os limites do próprio corpo e não dispensar as orientações dadas pelo médico, possibilitando uma recuperação muito melhor e sem complicações.

“O pós-operatório deve ser encarado como mais uma etapa dentro de todo o processo e precisa ser levado tão a sério quanto o momento da decisão pela cirurgia. Esse momento de recuperação também poderá ser fator determinante para um resultado mais adequado e seguro”, conclui o médico.

entrevista-201

Sobre a Allergan

No mercado há mais de 60 anos, a Allergan é uma empresa que atua em diversas especialidades na área de saúde. Comprometida com a descoberta e o desenvolvimento de avanços científicos, sua missão é oferecer tratamentos inovadores e significativos para que as pessoas possam alcançar seu potencial máximo de vida.

Presente em mais de 100 países, a Allergan conta com aproximadamente 10.500 funcionários altamente qualificados e um portfólio global de produtos farmacêuticos: medicamentos de prescrição, isentos de prescrição, biológicos e dispositivos médicos. Utiliza recursos de última tecnologia em pesquisa e desenvolvimento para a fabricação e segurança de produtos que ajudam milhões de pacientes em todo o mundo.

A empresa iniciou sua trajetória com foco na saúde dos olhos. Hoje, a Allergan atua em diversas especialidades médicas, incluindo oftalmologia, neurociências, medicina estética, medicina estética dermatológica, estética de mama, intervenção em casos de obesidade e urologia. A empresa se orgulha em celebrar mais de 60 anos de avanços médicos e apoio a pacientes e médicos que confiam nos seus produtos, juntamente com seus colaboradores e comunidades nas quais que está presente.

Agora você pode escolher com mais tranquilidade seu médico, prótese e cirurgia. Boa sorte!

Texto: Natrelle