Nutrição

Descubra 5 motivos para diminuir o açúcar da sua dieta

Por Redação Doutíssima 16/04/2013

Os efeitos nocivos do açúcar vão muito além das calorias vazias. Ele é tão problemático que é considerado um dos piores componentes da dieta moderna e está relacionado a vários problemas de saúde. Ou seja, vale estar atento na hora de escolher o que você compra. 

Por que você deve diminuir o açúcar em sua dieta

Especialistas em saúde e pesquisadores indicam que o açúcar é capaz de prejudicar a saúde de muitas formas. Veja 5 motivos para diminuir o seu consumo:

  • Baixar a pressão arterial

A obesidade é um importante fator de risco para a hipertensão arterial – e uma das principais consequências da ingestão excessiva de doces. Mais alarmante é que um estudo publicado na revista Open Heart indica que a substância pode levar a um aumento da pressão arterial, independente do ganho de peso

  • Melhorar o seu colesterol

As pessoas que consomem uma grande quantidade desse ingrediente são mais propensas a ter níveis mais baixos de HDL – o colesterol bom – e níveis mais elevados de LDL – aquele que é prejudicial. Além disso, ele costuma elevar as taxas de triglicérides, as gorduras do sangue

  • Diminuir as chances de ter doença de Alzheimer e demência

Uma dieta rica em glicose é capaz de reduzir a produção de uma substância química que ajuda o cérebro com novas memórias e a recordar o passado, o que pode aumentar suas chances de desenvolver problemas na região nervosa

  • Sentir mais felicidade

De acordo com um estudo publicado na revista PLoS One, pessoas que bebem quatro porções de refrigerante por dia tinham 30% mais probabilidade de serem diagnosticados com depressão do que pessoas que não beberam nada adocicado

  • Ter uma pele mais jovem

O excesso de glicose pode deixar sua pele sem vida e enrugada. Isso ocorre devido a um processo chamado de glicação, que danifica o colágeno e a elastina da pele. Segundo especialistas da Universidade Estadual da Geórgia, nos Estados Unidos, os alimentos açucarados com alto índice glicêmico também agravam a acne.

O açúcar refinado deve ser evitado

O consumo de açúcar deve ser limitado a pequenas doses diárias. Foto: iStock, Getty Images

Como diminuir os alimentos açucarados na sua dieta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que menos de 10% do total de calorias diárias deve ser proveniente de açúcares livres.  Para chegar a esse nível, basta incluir algumas mudanças em sua alimentação, como consumir açúcares de fontes naturais, como frutas.

Seguir uma dieta saudável requer saber o quanto você deve comer de cada substância. O rótulo dos alimentos não diferencia entre açúcares adicionados e naturais. A saída é ficar atento aos compostos presentes.

As fontes artificiais podem se esconder por trás das seguintes palavras na lista de ingredientes: melaço, açúcar de cana orgânica, suco concentrado, malte, xarope de milho, mel, xarope e as palavras que terminam em “ose” – como dextrose, lactose, maltose, frutose, glicose, sacarose.

Exercite ainda algumas regras básicas. Você precisa de sobremesa todos os dias? Que tal só comer um doce após a refeição da noite ou nos fins de semana. Vale a tentativa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!