Zen

Conheça os poderes da dança como recurso terapêutico

Por Redação Doutíssima 17/04/2013

Engana-se quem pensa que dançar é apenas sobre os passos e a música. A verdade é que se trata de uma combinação perfeita de atividade física, interação social e estimulo mental. A dança pode melhorar a sua vida de várias maneiras, principalmente sua saúde. Pelo menos é o que apontam os especialistas.

Melhora o equilíbrio e o humor

Muitos estudos descobriram que a dança é capaz de melhorar o equilíbrio, mesmo em idosos em situação vulnerável. Pode causar ainda melhorias na marcha, na velocidade de caminhada e no tempo de reação, bem como no desempenho cognitivo. Por isso, é uma atividade benéfica em qualquer idade.

De acordo com o Journal of Physical and Rehabilitation Medicine, a dança pode ajudar pessoas com doença de Parkinson. Trata-se de algo curioso, já que o problema é caracterizado por rigidez muscular, lentidão no movimento e equilíbrio prejudicado. Os benefícios também afetam positivamente seu humor.

Isso porque a atividade tem sido vista como uma boa forma de reduzir depressão, ansiedade e estresse, além de aumentar a autoestima, imagem corporal e sensação geral de bem-estar. É o que indica uma pesquisa publicada na Arts in Psychotherapy.

Já um estudo publicado no Journal of Sports Science and Medicine descobriu ainda que dançar duas vezes por semana, durante seis meses, foi o suficiente para melhorar a memória e a função cognitiva em adultos mais velhos.

Outra pesquisa, essa divulgada no New England Journal of Medicine, concluiu que a dança de salão, feita ao menos duas vezes por semana, torna pessoas menos propensas a sinais de demência. 

É verdade que outras formas de exercícios são capazes de trazer os mesmos benefícios. Porém, vale considerar que poucos são tão atraentes como dançar- o que gera taxas menores de desistência entre os praticantes.

A dança melhora o corpo e a mente

A dança pode substituir outros tipos de exercícios. Foto: iStock, Getty Images

A dança para a perda de peso

Dançar aumenta o ritmo cardíaco, uma boa forma de exercício aeróbico, benéfico para o coração e a saúde. Geralmente, uma pessoa com 68 quilos é capaz de queimar cerca de 240 calorias por hora dançando, mas esses números variam bastante. É possível perder menos em danças lentas e mais naquelas agitadas.

Para aquelas pessoas que não gostam de praticar exercícios físicos, essa pode ser uma ótima maneira de começar. Não bastasse ser divertida, ela ainda funciona como um exercício regular. Os resultados possíveis incluem perda de peso, aumento da energia e até mesmo maior resistência contra lesões.

Como ela trabalha os músculos e as fibras corporais, é capaz de auxiliar na melhora da postura. Quando não se tem um bom tônus muscular, eles trabalham mais e se cansam rapidamente, de modo que você não consegue manter sua postura por muito tempo. Nota-se ainda melhora no equilíbrio.

As pernas e os glúteos costumam ser bastante beneficiadas também. Dependendo do estilo escolhido, a dança ainda é capaz de trabalhar os braços e a parte superior do corpo. Ou seja, é uma atividade completa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!