Clínica Geral > Saúde

Sutiã faz mal para a saúde dos seios, diz pesquisa

Por Redação Doutíssima 17/04/2013

tamanhos-de-sutia-1

A gente, mulher, raramente encontra o sutiã que procura logo de primeira. Ele pode ser com alça, sem alça, estilo nadador, com renda, de lycra,  de algodão, sexy, básico, com bojo,  meia taça, com push up, e aí vai. Comprar sutiãs é uma missão. Tem que achar um que encaixa corretamente, que não aperte e nem incomode, que não faça saltar as gordurinhas das costas, mas que ao mesmo tempo sustente a comissão de frente e seja sensual. Ufa!

E agora, se tudo o que você sempre soube sobre o sutiã for mentira? Afinal, sutiã previne os seios de caírem? Marylin Monroe, por exemplo, dormia sempre de sutiã para mantê-los firmes. E se ela soubesse que dormir “livremente” teria sido melhor para sua imagem de sex symbol?

sutia_inteligente21082010200746_med

É o que estão dizendo por aí.  Um cientista francês chamado Jean-Denis Rouillon disse que os sutiãs não são necessários para deixar os seios mais firmes, nem para prevenir dores nas costas.

“Clinicamente, fisiologicamente, anatomicamente os seios ganham nenhum benefício negando a gravidade, o Professor Jean-Denis Rouillon, da Universidade de Besançon, disse à rádio France Info.

De acordo com a pesquisa do cientista, os músculos ao redor da mama se fortalecem e podem elevar-se até 7mm por ano em direção aos ombros com a abolição do sutiã. Esta pesquisa polêmica do cientista durou 15 anos incluiu 320 mulheres com diferentes tamanhos de busto e idades, e concluiu que os sutiãs poderiam inclusive impedir o crescimento dos seios.

Capucine, uma mulher de 28 anos que participou de um estudo aprofundado do professor, não tem usado um sutiã por dois anos, e jura pelos resultados. “Existem várias vantagens: respiro mais facilmente, me movimento melhor, e eu tenho menos dor nas costas”, disse Capucine do France Info.

Saiba: Como cuidar de suas calcinhas

Ainda assim, o próprio médico diz que esta é uma amostragem muito pequena, e os resultados de abolir o sutiã em um longo prazo são desconhecidos, além de que, por exemplo, uma mãe de 45 anos não teria benefício nenhum abolindo o sutiã.

Seja pelo conforto ou pela estética, parar de usar sutiã não é fácil. Principalmente no inverno e para a prática de esportes. Estudos anteriores mostraram que não usar um top durante o exercício pode ser prejudicial. Os ligamentos que sustentam as mamas não são elásticos, e sua extensão pode ser irreversível quando os seios saltam muito durante esportes de impacto repetitivo.

O que acha disso?

Leia também: Como fazer uma higiene íntima eficaz

Aprenda: 5 posições que favorecem o orgasmo feminino.