Esporte

Exercícios podem diminuir danos causados pelo álcool

Por Redação Doutíssima 17/04/2013

O consumo de bebidas alcoólicas é capaz de causar mudanças no cérebro similares as que acontecem por conta do envelhecimento. A boa notícia é que pesquisadores descobriram que exercícios aeróbicos podem reduzir os malefícios do álcool – assim como fazem com os problemas decorrentes da idade.

Como o álcool afeta o organismo?

Muitas pessoas desfrutam de uma bebida sem problemas, mas o consumo excessivo ou por longos períodos pode ter consequências graves. O abuso de álcool não só prejudica o indivíduo,mas também costuma ter reflexos mais amplos na sociedade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem 3,3 milhões de mortes no mundo todos os anos como resultado do uso nocivo do álcool – o que representa 5,9% do total de mortes. Geralmente as, pessoas reconhecem os efeitos imediatos de beber demais, como náuseas e vômitos, mas a longo prazo os efeitos podem ser diferentes.

A bebida pode ser especialmente prejudicial para o fígado, órgão responsável pelo seu metabolismo. As pessoas que bebem muito podem, inclusive, desenvolver doenças como a inflamação do fígado (hepatite alcoólica) ou cirrose.

Essa substância ainda pode danificar os neurônios. Quando há danos prolongados nos neurotransmissores do cérebro, podem acontecer mudanças de comportamento e humor, como depressão, ansiedade, perda de memória e convulsões. Combinado com a má nutrição, o alcoolismo ainda pode levar à síndrome de Wernicke-Korsakoff.

Os exercícios físicos ajudam a retardar os efeitos do álcool

A atividade física regular ajudar a diminuir os efeitos causados pelo álcool no cérebro. Foto: iStock, Getty Images

Exercício pode reparar danos causados ​​pela bebida

Vários estudos descobriram que idosos fisicamente ativos são mais propensos a ter cérebros afiados do que aqueles que são sedentários. Resultados recentes sugerem que o exercício pode ser ainda mais eficaz do que o famoso quebra-cabeça para preservar a função cognitiva.

A atividade física é capaz de manter a saúde de vasos sanguíneos e níveis adequados de colesterol e pressão arterial, além de diminuir o risco de doenças neurológicas como demência e mal de Alzheimer.

Ele também desempenha um papel mais direto na manutenção das funções cerebrais, protegendo a rede de nervos, que melhora a capacidade de comunicação. A qualidade dessa rede tem um declínio com a idade e o consumo abusivo de álcool, mesmo entre os mais jovens.

Um estudo publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research indica que o exercício aeróbico pode reverter ou prevenir alguns dos danos que ocorrem em pessoas que bebem demasiadamente.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram 60 participantes que mencionaram seu nível de consumo de álcool e a perda de controle sobre beber, além da taxa de participação em exercícios aeróbicos. Eles então avaliaram as relações entre exercício, bebida e seu impacto sobre áreas do cérebro.

Os resultados mostraram que atividades regulares, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, estão associadas a menos danos à matéria branca do cérebro. Juntamente com a matéria cinzenta, elas são os dois principais componentes físicos do órgão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!