Especialidades

Ouvir música durante o sono pode fazer bem para a memória

Por Redação Doutíssima 17/04/2013

A música é parte integrante da vida para a maioria das pessoas e as ajuda a expressar sentimentos e se conectar com suas mentes. Estudos têm demonstrado que ela ainda tem vários benefícios para a saúde mental, particularmente para a memória.

Um dos mais recentes indica que ouvir música durante o sono pode melhorar a capacidade cerebral. É o que você confere na matéria que a equipe do Doutíssima preparou para você.

Música durante o sono pode melhorar a memória

Pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, recrutaram 11 participantes, aos quais foram ensinadas palavras durante a noite e solicitado que as recitassem no dia seguinte. Durante o sono, os voluntários ouviram as músicas que os investigadores haviam indicado.

Os estudiosos usaram músicas sincronizadas com o ritmo de oscilação do cérebro. Pesquisas anteriores mostraram que as oscilações lentas estão ligadas ao desenvolvimento da memória.  Eles concluíram que, depois de ouvir as canções durante o sono, os participantes eram mais capazes de recordar as palavras que aprenderam no dia anterior.

A pesquisa também testou os efeitos de estimulação da música quando ela não estava em sincronia com a oscilação lenta da atividade do cérebro e descobriram que, nesses casos, a memória não foi melhorada.

É importante que a canção não tenha um componente vocal, do contrário você estará mais propenso a lembrar as palavras da música de fundoNão bastasse isso, a música clássica relaxante é uma maneira segura, barata e fácil de vencer a insônia.

Pesquisadores do Buddhist Tzu-Chi General Hospital, em Taiwan, mostraram que apenas 45 minutos de música relaxante antes de dormir pode melhorar o sono. Eles explicam que a melodia reduz a atividade do sistema nervoso simpático e diminui ansiedade, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

Tudo isso pode ter efeitos positivos sobre o sono através do relaxamento muscular e distração de pensamentos. vale experimentar.

Ouvir música ajuda a relaxar

A música pode ajudar a melhorar o seu sono. Foto: iStock, Getty Images

Outros benefícios da música para a saúde

Quem ouve música é capaz de reduzir a dor crônica associada a vários problemas dolorosos – osteoartrite, problemas de disco e artrite reumatoide em até 21%, e depressão em até 25%. É o que indica um artigo publicado no Journal of Advanced Nursing. É por isso que a musicoterapia é cada vez mais usada em hospitais.

Ela pode ajudar ainda pessoas com hipertensão a reduzir sua pressão arterial. Segundo uma pesquisa publicada na American Society of Hypertension, para obter esse benefício basta ouvir 30 minutos de música clássica diariamente.

Essa também é uma ótima forma de melhorar a energia. Um estudo divulgado no The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness revela que a música pode efetivamente eliminar a fadiga induzida pelo exercício. Isso ocorreria porque ela promove o relaxamento de músculos tensos e permite liberar a tensão.

Para quem deseja uma arma contra o estresse, as melodias otimistas podem ser um grande auxílio. Muitas pesquisas têm indicado que a música é capaz de diminuir a quantidade de cortisol no organismo – conhecido como o hormônio do estresse.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!