Gestante

Guia de sobrevivência do papai grávido

Por Redação Doutíssima 17/04/2013

Você é um papai grávido de primeira viagem? Prepare-se: muitas surpresas vêm por aí. O primeiro passo dessa jornada é lembrar de manter a calma em todos os momentos. E o segundo é que, embora você não seja o protagonista dessa história, precisa estar ao lado da estrela principal o tempo todo – inclusive quando os hormônios falarem mais alto do que a razão.

Papai grávido

Papais não são os protagonistas, mas precisam atuar com desenvoltura. Foto: iStock, Getty Images

Pais podem influenciar no comportamento dos bebês

A gestação é um período marcante tanto para a mamãe quanto para o papai. São várias as mudanças e nem sempre se está preparado para lidar com elas. Todos sabem que a saúde mental das mamães é capaz de influir no comportamento dos bebês em seus primeiros anos de vida, mas um estudo publicado na revista Pediatrics sugere os papais também exercem influência.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Noruega conduziram um longo estudo com mais de 31 mil crianças daquele país. Foram dados aos pais questionários com muitas perguntas, reaplicados ao longo da gravidez até os pequenos completarem três anos de idade.

Os dados apurados mostraram que durante a 17ª ou 18ª semana de gestação aproximadamente 3% dos pais apresentava alto nível de angústia psicológica. Observou-se ainda que houve uma forte relação desse estado de espírito com problemas de comportamento nas crianças aos três anos – emocionais e cognitivos.

Quanto mais os pais apresentavam níveis de angústia psicológica, maiores eram os índices de mau comportamento das crianças. Vale saber que para chegar a essa conclusão os cientistas descartaram outros fatores capazes de influenciar, como idade, tabagismo, uso de álcool e saúde mental da mamãe.

Falando em saúde mental da mamãe, esse é um outro motivo para o papai grávido não enlouquecer durante a gestação. É que de acordo com um levantamento publicado no Maternal and Child Health Journal, a depressão dos papais é um grande gatilho para o desenvolvimento da depressão das mamães.

Regras de ouro para um papai grávido

Confira algumas dicas para atravessar esse período de bem com a vida:

  • Acostume-seDurante a gravidez é bastante comum que as mulheres mudem de opinião e humor quase que instantaneamente. Muitas vezes, você se pegará pensando o que fez de errado ou o que disse de inconveniente. Para evitar estresse, é melhor se acostumar.
  • Compreenda: Não são poucas as alterações hormonais e físicas que a futura mamãe está passando, principalmente corporais. E muitas delas são complexas demais para os futuros papais entenderem. Resta assim nesse momento a compreensão – que definitivamente não significa dizer para ela que você sabe o que ela está sentindo, e sim respeitar esse sentimento.
  • Ajude em casaEm determinado ponto da gestação, a mulher não terá mais condições físicas de fazer o trabalho pesado de limpeza, já que estará muito cansada. Tenha consciência de que as coisas talvez não sejam como costumavam ser, mas que isso possivelmente é transitório. Saiba ainda que você próprio é capaz de ajudar assumindo algumas dessas tarefas e tornando menos drástica essa mudança.
  • Mantenha o romance em alta: Muitos papais de primeira viagem podem pensar que durante a gestação não há espaço para intimidade. É bom saber que a mulher adorará sentir-se sexy e desejada por você nesses tempos de tantas mudanças corporais.

E você, como está enfrentando essa jornada? Deixe um comentário. E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!