Nos últimos tempos as francesas têm ouvido falar do regime Thonon. A ideia é passar por 14 dias (sim, apenas) com uma alimentação de baixa caloria. Ele tem dado o que falar porque promete a perda de até 10kg. O plano é de 14 dias de baixas calorias.
Este regime foi criado por um médico do Hospital de Thonon, de Thonon des Bains, na França. O princípio é o seguinte: baixo teor de açúcar, calorias e gorduras, alto teor de proteínas.
Ele vem com os menus preestabelecidos para os 14 dias, e recomenda-se que sejam seguidos em cada detalhe. Se a meta não for atingida na primeira tentativa, ele pode ser repetito, mas não logo em seguida.
O REGIME THONON NA PRÁTICA
7 dias de menus – repetir por 2 semanas:
Dia 1
- Café ou chá sem açúcar
- 2 ovos cozidos
- Espinafre à vontade (sem gordura)
- 1 (ou 3 pequenos) bifes
- Salada verde com óleo de aipo-limão ou verde-oliva
Dia 2
- Café ou chá sem açúcar
- Um pouco de leite
- Bife grelhado
- Salada verde com tomate sem óleos
- Frutas à vontade
- Presunto à vontade
Dia 3
- Café ou chá sem açúcar
- 1 pãozinho de cereais
- 2 ovos cozidos
- Salada verde com tomates sem óleos
- Presunto
Dias 4
- Café ou chá sem açúcar
- 1 pãozinho de cereais
- 1 ovo cozido
- Cenouras raladas com limao, sem óleo
- 1 pote de yogurt natural
- 1 pedaço de queijo suíço
- Frutas à vontade
Dia 5
- Café ou chá sem açúcar
- Cenouras raladas com limão
- Peixe cozido no caldo de carne
- 2 Tomates sem óleo
- Salada-verde com suco de limão ou azeite de oliva
Dia 6
- Café ou chá sem açúcar
- Q pãozinho integral
- Frango grelhado à vontade
- 2 ovos cozidos
- Cenouras cruas ou cozidas sem gordura
Dia 7
- Café ou chá sem açúcar
- 1 grande bife grelhado
- Frutas à vontade
Curinga! Se está no menu, pode comer a quantidade que quiser.
Mas…
- Não beba álcool.
- Os pratos devem ser cozidos sem sal.
Fase de estabilização
É imperativa para não recuperar o peso perdido.
Propõe-se 1.200 kcal mas pode ir a 1500 kcal se estiver com fome
Menu para 1200 KCAL
CAFÉ DA MANHÃ
- Café ou chá sem açúcar
- 1 de leite magro
- 1 fatia de pão integral com 10 g de margarina
- 1 fruta
Lanche da manhã E / OU TARDE: OPCIONAL
- Café ou chá sem açúcar
- 1 de leite magro
ALMOÇO
- Vegetais crus com uma colher de sopa de óleo
- 100-150 g de peixe ou carne magra
- Legumes cozido sem gordura
- 1 de leite magro
- 1 fruta
JANTAR
- Sopa de legumes sem gordura
- 1 batata pequena
- 100-150 g de peixe ou carne magra
- Legumes cozidos com 10 g de margarina
- 1 fatia de pão
- Uma pequena fruta
Durante os 14 dias de menus e a fase de estabilização, é recomendável tomar multivitaminas ou suplementos com base ômega 3.
Também é recomendado o uso de produtos estéticos queimadores de gordura, como por exemplo cremes anti-celulite.
Eficácia do regime Thonon
Segundo os autores do plano, a perda de peso esperada pode chegar a 10 quilos em 14 dias, mas a média é de 5 a 6 kg. Durante a fase de estabilização, a perda de peso deve continuar a uma taxa de 1 quilo por semana.
Enquanto alguns quase alcançando os números prometidos, outros perdem pouco mais de 1 quilo por semana. Alguns dizem ter a fase de estabilização do peso.
É bom lembrar que a rápida perda de peso não é apenas uma perda de gordura corporal. Ela é acompanhada por perda de massa muscular. O regime Thonon, que proibiu o sal, provoca a perda mais significativa de água.
Vantagens e desvantagens do regime Thonon
Benefícios
O regime Thonon é de pouca utilidade se a pessoa não deseja perder peso rapidamente. Ele serve para pessoas que desejam perder alguns quilos rapidamente, para alguma uma ocasião especial (festa, compromisso importante e tal). Mas o fato de que é muito restritivo e cansativo pode acabar estragando sua festa ou seu compromisso. Então talvez seja melhor seguir apenas 1 semana. Pode, eventualmente, ser usado para iniciar uma perda de peso encorajador em pessoas que têm dificuldade para perder peso. Nesse caso, também, uma semana é suficiente.
Desvantagens
Bem, nem tudo é mil maravilhas. Como outras dietas fortes desse tipo, o regime Thonon pode provocar cansaço, perda de massa muscular, e também o efeito sanfona, que deve dissuadí-la de seguí-lo.
Os criadores alertam também para as consequências sobre forma física e saúde, pois distúrbios digestivos ou dificuldades de concentração podem acontecer. O regime é contra recomendado para crianças, mulheres grávidas, idosos ou qualquer um com intestino frágil.
Os menus para os primeiros 14 dias não fornecem mais de 600 a 800 kcal por dia, 3-4 vezes menos do que o consumo de energia recomendada para um adulto. Sem amido, sem açúcar, pobre em frutas e pão, eles não fornecem 100 g de carboidratos por dia necessários para a atividade cerebral. O regime Thonon pode, portanto, levar a um estado de fadiga significativa, dores de cabeça ou desconforto.
O regime Thonon é logicamente deficiente em muitos nutrientes: cálcio, magnésio, vitaminas B1, D, E, ácidos graxos essenciais ômega 3 e ômega 6, bem como suplementos alimentares recomendados apenas para compensar parcialmente as deficiências.
Como qualquer dieta restritiva, o sistema de Thonon pode desencadear ou agravar transtornos alimentares (compulsões, bulimia).
A chamada fase de “estabilização” ou 1500-1200 kcal ainda é uma dieta de baixo teor calórico, com todas as desvantagens acima descritas.
No geral, o plano tem Thonon é uma dieta “sanfona”, que altera o metabolismo e traz a longo prazo mais quilos do que se perde.
E aí? Vai testar?