Gestante

Gravidez e a incompatibilidade de Fator RH

Por Redação Doutíssima 19/04/2013

gravidez-vitamina-d

Poucas pessoas têm conhecimento de que a incompatibilidade do fator RH pode causar uma doença chamada Eritroblastose fetal, mas aliás, o que é isso?

Eritroblastose fetal é uma doença hemolítica que se desenvolve no feto quando ele tem o fator Rh diferente do da mãe, é como se o organismo da mãe interpretasse o feto como “intruso”, logo, sistema imunológico da mulher começa a desenvolver anticorpos-Rh para destruir os anticorpos do feto.

Bio3_068

Fator RH :

Todos nós, pertencemos a um grupo sanguíneo definido, (A, B, AB ou O), com um fator Rh positivo (por exemplo, A+) ou negativo (A-). O RH é considerado positivo quando as células vermelhas do sangue que formam o sangue estão antígeno D. A possibilidade de incompatibilidade entre o bebê e a futura mamãe, acontece quando a mãe possui RH negativo e o bebê RH positivo.

  • Porém, se a futura mamãe é Rh positivo, ela não sera afetada por esse problema de incompatibilidade.
  • Não ocorrerá o problema de incompatibilidade se ambos os pais forem fator Rh negativo.
  • Se a mãe for Rh negativo e o pai Rh positivo, existe a possibilidade do bebê ter o sangue do pai Rh positivo, gerando assim, a imcompatibilidade.

images

Primeira Gravidez:  O risco do feto ser afetado não é grande pois a mãe ainda no desenvolveu os anticorpos- Rh que são produzidos geralmente durante o parto quando o sangue do bebê entra em contato com o da mãe através do cordão umbilical e placenta, transportando assim o antígeno D pelas células do bebê Rh + ocasionando a formação do anti-D no sangue da mãe.

Por isso é indispensável o tratamento  com gamaglobulina injetável apos o primeiro parto para que os anticorpos produzidos não destruam as hemácias do próximo feto.

A partir da segunda gravidez, é indispensável o exame de Coombs indireto para analizar a presença de anti-Rh no sangue da mãe.

Fiquem de olho, futuros papais e mamães!