Receitas

Vodka com energético: saiba quais são os prós e contras

Por Redação Doutíssima 19/04/2013

Quem nunca saiu para se divertir e tomou várias rodadas de vodka com energético? Acontece que estudos indicam que misturar álcool e bebidas energéticas pode ser ainda mais prejudicial do que se pensava. Um dos motivos é que esse mix é capaz de levar ao consumo prolongado e a níveis mais elevados de intoxicação.

vodka-com-energetico-doutissima-shutterstock

Estudo mostra que misturar vodka com bebidas energéticas traz riscos para a saúde. Foto: Shutterstock

 

Álcool com bebida energética faz beber mais

Vários estudos indicam que beber vodka com energético em festas pode não ser a melhor opção. Pesquisadores do Wake Forest Medical Center estudaram o efeito da moda da bebida energética misturada com álcool para determinar os efeitos negativos que ela cria.

 

O estudo revelou que estudantes que bebem essa mistura são até duas vezes mais suscetíveis de se intoxicarem. Não bastasse isso eles também são duas vezes mais propensos a pegar carona com um motorista bêbado e têm o dobro de chances de serem abusados sexualmente ou tirarem proveito de outra pessoa.

 

Os pesquisadores acreditam que as altas doses de cafeína presentes nos energéticos mascaram formas naturais do corpo que mostram que você já consumiu álcool em excesso. Portanto, as pessoas tendem a beber muito mais do que deveriam.

 

Um levantamento publicado na revista Alcoholism: Clinical and Experimental Research traz outro dado interessante. Nela está dito que pessoas que usam bebidas energéticas com álcool são cerca de seis vezes mais propensas a sofrer palpitações cardíacas se comparadas com aquelas que bebem só álcool ou com ele misturado em uma bebida suave como refrigerante ou suco.

 

Além disso, os cientistas mostram que misturar bebidas energéticas com álcool aumenta quatro vezes a incidência de problemas com sono e também a ocorrência de tremores, irritabilidade e surtos de energia seguidos por períodos de exaustão.

 

Uma opção saudável para a vodka com energético

Se você gosta dessa combinação de sabores, a boa notícia é que é possível reduzir o risco de danos de curto e longo prazo. A primeira coisa a fazer é acompanhar o quanto você está bebendo – tente não ultrapassar uma dose ao longo da noite. Aproveite e também fiscalize seus amigos.

 

Um estômago cheio também ajuda a diminuir a velocidade que seu corpo absorve o álcool. Em outras palavras, bem alimentado ele não subirá à cabeça tão rapidamente. Os alimentos ricos em amido, como massas e babatas são as melhores opções para comer antes ou durante a noite.

 

É importante também estar atento aos componentes das bebidas energéticas. Elas contêm altas doses de cafeína e açúcar, que muitas vezes têm efeitos sobre peso e humor. Busque não ultrapassar as doses diárias recomendadas para prevenir a ocorrência de efeitos negativos sobre seu corpo.

 

Além disso, uma outra opção é misturar vodka com água com gás, ou então buscar bebidas com menor teor alcoólico, como a cerveja. Aliás, se a cerveja for escura melhor ainda, já que esse tipo de bebida tem propriedades antioxidantes semelhantes ao vinho tinto. Em 2003, a Universidade de Wisconsin descobriu que o consumo de uma cerveja escura ajuda a reduzir coágulos sanguíneos e problemas cardíacos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre vodka com energético? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!