Gestante

Gestação semana a semana: Semanas 1 e 2

Por Redação Doutíssima 20/04/2013

gestação semana a semana

Você deseja acompanhar a sua gestação semana a semana? É super comum, no começo da gravidez estarmos tão ansiosas, que lemos tudo a respeito do bebê, o que fazer, como agir, o que comer etc. Esse artigo vai saciar a sua vontade e curiosidade. Saiba como é o comecinho de uma gravidez, entendendo as transformações que ocorrem nas semanas 1 e 2 da gestação.

Meu pequeno feijãozinho

gestação semana a semana

Gestação semana a semana : Nas semanas 1 e 2, o ovo ou zigoto se forma com a fecundação do espermatozóide com o óvulo. Ele, conterá 46 cromossomos e 48 mil genes, com os fatores hereditários do pai e da mãe. 24 horas depois da fecundação, o ovo se divide em duas células, que se dividem em quatro e assim por diante.

O zigoto começa a produzir um hormônio especial, que é exclusivo da gravidez – a gonadotrofina coriônica, cuja missão é proteger o feto e colá-lo na parede uterina.

Então eu sou mamãe!

gestação semana a semana

Parabéns, você está grávida!

Gestação semana a semana: 1ª SEMANA

É a semana da sua última menstruação, já que normalmente não é possível saber com exatidão o dia da concepção, utiliza-se o primeiro dia de sua última menstruação como referência para o início da contagem das semanas de sua gravidez.

Dentre as modificações maternas, o endométrio, camada mais interna do útero, prolifera para receber o ovo (óvulo fecundado) e o muco cervical torna-se menos consistente, facilitando a passagem dos espermatozoides através do colo uterino. No dia da ovulação, o corpo pode ter sua temperatura elevada em 1°C. O óvulo liberado pelo ovário migra para a trompa.

Este é o melhor momento para começar a criar hábitos saudáveis e garantir a saúde do seu bebê.

Por que a contagem já começou?
Parece estranho, pois você ainda não está oficialmente grávida, mas a gestação já começou há uma semana. É assim mesmo. Na verdade, os cálculos realizados para saber quando o bebê nascerá levam em conta esse período, portanto já se pode falar em gravidez.

Para evitar erros, o ciclo gestacional é calculado a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o recém-nascido, de acordo com essa fórmula universal, é esperado para entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir dessa data. Para mulheres com ciclos menstruais muito irregulares, os obstetras recomendam um exame de ultrassom cerca de quatro semanas após a suspeita da gravidez. Nesse estágio, o médico, por meio da formação do saco gestacional, pode avaliar a data provável do parto.

 

Gestação semana a semana: 2ª SEMANA

gestação semana a semana

Seu período menstrual terminou e os ovários estão trabalhando a todo vapor. Daqui a uma semana, eles vão liberar um óvulo maduro, que aguardará, na trompa, a chegada do espermatozoide para ser fertilizado. A partir daí, se dá início ao maior espetáculo da natureza: um futuro bebê começará a se desenvolver.

A primeira consulta com o obstetra

Vai ser longa! Porque você terá muitas dúvidas e todas devem ser respondidas. Seu médico vai pedir exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. No exame médico, ele vai medir a pressão arterial e o pulso, vai verificar seu peso e examinar os seios.

A orientação dietética é essencial: coma mais vezes ao dia, em menor quantidade. Esqueça aquele ditado que grávida come por dois! Coma com qualidade e fragmentado em seis refeições ao dia, a cada três horas. Pare de fumar e peça para seu companheiro não fumar no mesmo ambiente que você estiver.

Grávida não come por dois, nem faz dieta. Você deve fazer seis refeições bem equilibradas por dia, a cada três horas”

Então eu sou papai!

gestação semana a semana

Gravidez semana a semana : Parabéns, você vai ser pai!

A primeira coisa a fazer é escolher o time de futebol para o qual o bebê vai torcer – claro que o mesmo que o seu! Depois, vêm as dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê durante a gestação e a preocupação com a saúde da esposa. Nesse momento, toda informação é importante para que os próximos meses sejam preenchidos de muita alegria, saúde e compreensão.

Primeira atitude de pai: pare de fumar no ambiente onde estiver a gestante.

O MAIS IMPORTANTE: Fiquem calmos! Vocês serão ótimos pais. Tenho certeza! =)

Saiba mais

Gravidez semana a semana

Primeira semana

Segunda semana

Terceira semana

Quarta semana

Quinta semana

Sexta semana

Sétima semana