Clínica Geral

Saiba as causas da artrose e como tratá-la

Por Redação Doutíssima 21/04/2013

A artrose é uma doença crônica das articulações e eventualmente dos elementos periarticulares caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso subcondral, que pode causar dor articular e rigidez e redução da funcionalidade articular. Entenda as causas e o tratamento da artrose, aqui.

 shutterstock_179131760

Causas da artrose

A artrose é causada pelo desgaste de uma articulação.

Leia também: Sintomas e tratamento da osteoporose

  • A cartilagem é o tecido fino e emborrachado que reveste os ossos nas articulações e permite que os ossos deslizem uns sobre os outros.
  • A cartilagem pode quebrar e se desgastar. Como resultado, os ossos se friccionam, causando dor, inchaço e rigidez.
  • Bicos de papagaio ou esporões podem se formar ao redor da articulação e os ligamentos e músculos ao redor da bacia ficam mais fracos e rígidos.

Comparação de um joelho acometido por artrose e um joelho saudável. Em geral, a causa da artrose é desconhecida. Ela está relacionada principalmente ao envelhecimento. Os sintomas da artrose geralmente aparecem na meia-idade. Quase todo mundo tem algum sintoma por volta dos 70 anos. No entanto, esses sintomas podem não ser graves. Antes dos 55, a artrose ocorre tanto em homens quanto em mulheres. Após os 55 anos, ela é mais comum em mulheres.

Aprenda: Alimentos para afastar a osteoporose.

Outros fatores também podem levar à artrose.

  • A artrose tende a ser genética
  • Estar acima do peso aumenta o risco de artrose na bacia, nos joelhos, nos tornozelos e nas articulações dos pés
  • Fraturas ou outras lesões nas articulações podem causar osteoartrite futuramente
  • O uso excessivo a longo prazo no trabalho ou no esporte pode levar à artrose

Entre as doenças que podem causar a artrose estão:

  • Distúrbios de coagulação que causam hemorragia na articulação, como hemofilia
  • Distúrbios que bloqueiam o suprimento sanguíneo próximo a uma articulação, como a necrose vascular
  • Outros tipos de artrite, como gota crônica, pseudogota ou artrite reumatoide

Exames

O exame físico pode mostrar:

  • Movimentação da articulação que pode provocar rangidos (atrito) chamado de crepitação
  • Inchaço das articulações (os ossos ao redor das articulações podem parecer maiores do que o normal)
  • Amplitude de movimento reduzida
  • Dor ao pressionar a articulação
  • Movimento normal passa a ser doloroso

Não existem exames de sangue que auxiliem no diagnóstico da artrose.

Um raio X das articulações afetadas mostrará uma perda do espaço da articulação. Em casos avançados, haverá desgaste das extremidades dos ossos e dos osteófitos.

Sintomas da artrose

Dor e rigidez nas articulações são os sintomas mais comuns da artrose. A dor é muitas vezes pior depois do exercício e quando peso ou pressão são colocados na articulação.

ADAM Artrose causa dor e rigidez nas articulaçõesSuas articulações ficam mais rígidas e duras de mover com o tempo. Você poderá perceber um som de fricção, atrito ou estalido ao mover as articulações.

A frase “rigidez matutina” refere-se à dor e à rigidez que as pessoas sentem quando se levantam pela manhã. A rigidez geralmente dura no máximo 30 minutos. Ela melhora com atividades leves que “aqueçam” a articulação.

Durante o dia, a dor pode piorar com a atividade e melhorar quando você estiver descansando. Depois de um tempo, a dor pode voltar quando você estiver descansando. Ela pode até fazer você acordar de noite.

Algumas pessoas podem não ter sintomas, embora as radiografias mostrem as alterações da artrose.

Tratamento da Artrose

A artrose não pode ser curada. É muito provável que ela se torne pior com o tempo. Entretanto, os sintomas da artrose podem ser controlados.

Embora seja possível fazer cirurgias, outras terapias podem melhorar a dor e tornar sua vida melhor. Embora esses tratamentos não curem a artrite, eles podem adiar a cirurgia.

MEDICAMENTOS

Os analgésicos de venda livre, que podem ser comprados sem receita, podem ajudar nos sintomas da artrose.

  • A maioria dos médicos recomenda primeiro o acetaminofeno porque ele apresenta menos efeitos colaterais do que outros medicamentos.
  • Se a dor continuar, seu médico poderá recomendar anti-inflamatórios não esteroides (NSAIDs). Essas drogas ajudam a aliviar a dor e o inchaço. Tipos de NSAIDs incluem aspirina, ibuprofeno e naproxeno.
  • É possível tomar acetaminofeno ou outro analgésico antes de se exercitar. No entanto, não faça exercícios em excesso só porque tomou remédio.
  • Se estiver tomando analgésicos quase todos os dias, fale com seu médico. Você poderá precisar observar efeitos colaterais, como úlceras e sangramentos. Esses medicamentos também podem aumentar o risco de ataque cardíaco e de derrames.

Os corticoides injetados diretamente na articulação também podem ser usados para reduzir o inchaço e a dor. Entretanto, o alívio dura somente por um curto período. Mais de duas ou três injeções por ano podem ser prejudiciais à saúde.

Muitas pessoas usam remédios de venda livre como a glucosamina e o ácido condroitinossulfúrico.

  • Esses suplementos podem ser úteis para ajudar a controlar a dor, embora não ajudem no crescimento de novas cartilagens.
  • Alguns médicos recomendam um período de teste de 3 meses para ver se a glucosamina e a condroitina funcionam.

A capsaicina (Zostrix) em pomada pode ajudar a aliviar a dor. Você pode ter uma sensação de calor ou de queimação ao aplicar a pomada pela primeira vez. Essa sensação desaparece depois de alguns dias de uso. O alívio da dor normalmente começa a partir de uma ou duas semanas.

Um líquido sinovial artificial também pode ser injetado no joelho. Ele pode aliviar a dor por três a 6 meses.

MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

Os exercícios podem ajudar a manter o movimento geral e das articulações. Peça a seu médico que recomende uma rotina apropriada de exercícios domésticos. Os exercícios aquáticos, como a natação, são especialmente úteis.

Entre outras recomendações sobre estilo de vida estão:

  • Aplicar frio e calor
  • Ter uma dieta balanceada e saudável
  • Repousar
  • Emagrecer se estiver acima do peso
  • Proteger as articulações

À medida que a dor da artrose na bacia ou no joelho aumentar, manter as atividades diárias pode se tornar mais difícil ou doloroso.

  • Fazer algumas mudanças na casa pode diminuir o estresse nas articulações e aliviar um pouco a dor.
  • As pessoas cujo trabalho esteja causando estresse em determinadas articulações devem encontrar maneiras de reduzir o trauma. Você pode precisar fazer ajustes na área de trabalho ou alterar as tarefas de trabalho.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos, a movimentação de articulações rígidas e o seu senso de equilíbrio. Os fisioterapeutas têm técnicas para tratar a artrose. Se você não melhorar com a fisioterapia depois de 6 a 8 semanas, ela provavelmente não funcionará para você.

A massagem também pode trazer alívio rápido para a dor. Certifique-se de se consultar com um massagista experiente que entenda como trabalhar com articulações sensíveis.

ÓRTESES

Em alguns casos, as férulas e as órteses podem sustentar articulações fragilizadas. Algumas impedem o movimento da articulação, enquanto outras permitem algum movimento. Use órteses somente quando o uso for recomendado por seu médico ou fisioterapeuta. O uso incorreto de uma órtese pode causar lesões, rigidez e dor na articulação.

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

A acupuntura é um tratamento baseado na medicina chinesa. Seu funcionamento não está inteiramente claro. Alguns estudos concluíram que a acupuntura pode aliviar a dor de pessoas com artrose.

A S-adenosilmetionina (SAMe, pronuncia-se “Sammy”) é uma forma sintética de um bioproduto natural do aminoácido metionina. Ela tem sido comercializada como um remédio para a artrite, mas não há evidência científica para comprovar sua eficácia.

CIRURGIA

Os casos graves de artrose podem necessitar de cirurgia para substituir ou reparar as articulações lesionadas. As opções cirúrgicas abrangem:

  • Cirurgia artroscópica para remover a cartilagem danificada
  • Alteração do alinhamento de um osso para aliviar o estresse no osso ou na articulação (osteotomia)
  • Fusão cirúrgica de ossos, normalmente na coluna (artrodese)
  • Substituição total ou parcial da articulação danificada por uma articulação artificial (substituição do joelho, quadril, ombro, tornozelo, cotovelo)