Estética

Fique por dentro das novidades sobre depilação feminina

Por Redação Doutíssima 22/04/2013

Depilação feminina: uma questão estética que mexe com a vaidade das meninas a partir da adolescência e fica até o fim da vida. A ditadura da ausência de pelos é contestada por poucas, já que a maioria já se habituou e se sente muito melhor com pele lisinha.

Mas nem todos os métodos de eliminar os pelos funcionam para todas as mulheres e a depilação feminina têm sempre novos truques e tecnologias. Escolher o método que melhor funciona com você pode trazer resultados ótimos, sejam eles temporários ou permanentes.

depilacao-feminina-doutissima-shutterstock

Métodos de depilação variam de acordo com a sensibilidade e a necessidade de cada mulher. Foto: Shutterstock

Depilação feminina temporária

Nesse âmbito, as novidades são menos expressivas. Afinal, os métodos costumam ser baratos e, em sua maioria, indolores.

Lâminas

 

Há anos que o mercado oferece lâminas de depilação feminina desenhadas para as curvas das pernas e axilas das mulheres. As novidades surgem com aliados como pequenas faixas de gel calmante acoplados à parte cortante que minimizam a irritação que esse método pode causar na pele.

Cremes

 

Os cremes depilatórios, que usam um processo de corte químico nos pelos, hoje aparecem com fórmulas distintas para cada parte do corpo. Pernas, axila e rosto necessitam de cuidados diferentes e cada produto respeita a sensibilidade de cada região.

Depilação com fio

 

O método é milenar em algumas culturas, mas aos poucos se difunde cada vez mais no Brasil. A linha arranca os pelos como a cera, mas com o benefício de não prejudicar em nada a pele. O processo pode ser um pouco dolorido, mas o resultado é uma superfície lisinha sem danos ou possibilidade de manchas.

 

As áreas mais indicadas para esse tipo de depilação feminina são sobrancelhas, buço e rosto.

Cera


Esse tipo de depilação exige cuidado. A cera roll-on só deve ser utilizada na parte das pernas, já que a pele não é tão sensível. As novas fórmulas, com mel e outros ingredientes emolientes, ajudam a não causar danos na superfície onde os pelos serão removidos.


a cera que é aplicada diretamente na pele é recomendada para áreas sensíveis do corpo, onde as lâminas causam irritação e impedem o crescimento normal dos pelos, causando inflamações (foliculite). Na temperatura correta, o calor do produto abre os poros fazendo com que os fios se liberem com maior facilidade.

 

Algumas marcas oferecem ceras com ingredientes que reduzem a dor, revitalizam e contribuem com a recuperação da camada mais superficial de pele.

Depilação permanente

A depilação feminina foi revolucionada com o aparecimento de técnicas com resultados permanentes ou mesmo muito mais duradouros do que os demais. O laser e a luz pulsada são as duas tecnologias mais utilizadas para o desaparecimento dos fios indesejados.

A luz pulsada, inclusive, deixou de ser exclusiva de clínicas estéticas e pode ser facilmente aplicada em casa. Algumas marcas já oferecem a tecnologia em aparelhos portáteis que podem ser comprados em lojas especializadas e a aplicação é feita sozinha, sem precisar de auxílio profissional.

Já a depilação a laser deve ser feita apenas com um profissional qualificado, recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Existem ainda vários tipos de laser e o número de aplicações e a intensidade do raio emitido dependem do tom de pele e da densidade dos pelos na área desejada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!