Filhos

Aprenda a escolher a iluminação para o quarto do seu filho

Por Redação Doutíssima 22/04/2013

Com o novo integrante da família pronto para chegar, é hora de preparar a casa para a recepção. Para os que gostam que tudo sai conforme o planejado, é importante estar atento ao detalhes. A iluminação do quarto do bebê, por exemplo, é fundamental para deixar o ambiente mais aconchegante e o sono do seu filho mais tranquilo.

iluminacao-doutissima-iStock getty images

Os abajures próximos ao berço garantem a iluminação ideal durante a noite. Foto: iStock, Getty Images

Iluminação de quarto infantil

Se você está meio perdido e não sabe por onde começar, não se preocupe. Confira quatro dicas que a equipe do Doutíssima separou para você acertar na escolha da iluminação e oferecer ainda mais conforto ao pequeno:

  • Localização e posicionamento

O primeiro ponto a se observar quanto à iluminação diz respeito ao posicionamento das lâmpadas, fundamental para que você consiga executar atividades como troca de fraldas e roupas. Recomenda-se colocar uma luminária de teto e um abajur de mesa para as tarefas como essas, que necessitam de uma boa luz focal.

Perto do berço, também deve existir iluminação, não muito forte – obtidas por arandelas e spots -, mas suficiente para que os pais possam observar o bebê enquanto ele estiver dormindo.

  • Intensidade da luz

Outro cuidado que se deve ter é em relação à intensidade da iluminação. Ela não deve ser nem fraca e nem forte – e pode variar de acordo com a necessidade. Uma solução pode ser o dimmer.

Além de ser fácil de instalar, o produto traz mais versatilidade aos pais, permitindo clarear ou escurecer o quarto conforme o momento do dia. Atualmente, existem abajures equipados com sistemas similares aos dimmers, mas com uma instalação ainda mais prática.

  • Tipo de lâmpadas

Prestar atenção no tipo de lâmpada a ser usada também é fundamental. Os modelos de LED são os mais indicados. Além de oferecem o melhor custo-benefício, eles também não esquentam – característica ideal para o verão.

  • Iluminação natural

Todos esses cuidados são importantes, mas nenhum deles substitui a luz natural. Por isso, é fundamental que o quarto do seu bebê receba uma boa dose de iluminação solar. Além de conferir ao espaço um ambiente mais harmonioso e alegre, ela representa mais saúde para a criança.

Um quarto que não tem boa iluminação natural tende, por exemplo, a ser menos arejado. Como consequência, o acúmulo de fungos, bactérias e ácaros é mais comum, o que prejudica a saúde do bebê. Ou seja, vale a pena investir em janelas amplas. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!