Filhos

Descubra se instalar o berço do bebê no seu quarto é indicado

Por Redação Doutíssima 22/04/2013

Quando o bebê nasce tudo o que você quer é tê-lo sempre pertinho. Não é por outro motivo que colocar o berço no quarto dos pais é uma escolha natural. Acontece que, em muitos casos, partilhar o quarto com o recém-nascido é capaz de afetar o sono – tanto o seu quanto o do bebê. Então uma dica é pensar bastante sobre o assunto antes de tomar uma decisão.

 

Local do berço depende da família

Quando você traz o bebê para casa, quer tê-lo perto o tempo todo, mas deve evitar colocá-lo para dormir na mesma cama. É o que indica um estudo publicado na revista Pediatrics.

berco

A escolha de compartilhar o quarto com o bebê deve ser debatida pelo casal. Foto: iStock, Getty Images

Segundo os pesquisadores, dividir a cama com eles aumenta o risco da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI), problema caracterizado pelo falecimento inesperado do bebê durante o sono no primeiro ano de vida.

Os dados indicaram que os recém-nascidos eram mais propensos a morrer em camas compartilhadas se comparados a crianças mais velhas. Das 8.207 mortes analisadas, 69% das crianças dividiam a cama no momento do óbito.

 

Colocar o berço no seu quarto é uma ótima opção, já que ajuda a reconhecer os padrões de respiração do bebê e também nas mamadas. Quando os pequenos são saudáveis, é possível colocá-los para dormir em seus próprios quartos – a partir da quarta ou sexta semana.

 

De todo modo, se você preferi-lo no mesmo ambiente por mais tempo, isso também é bom. Segundo uma pesquisa publicada na revista Psychoneuroendocrinology, em 2011, os bebês que não dormem no quarto de seus pais experimentam maiores níveis de estresse no banho se comparados com as crianças que dormem.

 

No entanto, é preciso ter em mente que muitas vezes é bastante difícil dormir com o bebê no mesmo dormitório – principalmente quando se trata de retomar a intimidade do casal no relacionamento. Por isso, vale a pena considerar os hábitos da família e ver se é viável manter a cama do bebê nesse local.

 

Opções para usar o berço no quarto

Caso você já tenha considerado os prós e os contras e decidido manter o berço no seu próprio quarto, há várias opções para desfrutar os benefícios da partilha do dormitório. Para isso, procure um local arejado, mas longe de janelas para evitar mudanças bruscas de temperatura e quaisquer possíveis acidentes.

 

Além disso, escolha um local que não dificulte aspectos como a passagem, a limpeza, e que também seja perto o suficiente de uma cadeira para amamentação. Não esqueça ainda de prender muito bem os lençóis na caminha do pequeno, e evitar dar-lhe cobertores pesados nos primeiros meses de vida.

 

O mercado ainda oferece novidades para facilitar sua vida, e uma delas são os berços acoplados. Eles podem ser anexados à cama dos pais e, dessa forma, o bebê fica pertinho, mas possui um espaço só seu e evita os maiores riscos de SMSI.

No entanto, não esqueça de prendê-lo corretamente caso opte pelo modelo – observe todos os avisos de segurança e não negligencie qualquer aspecto, já que certamente não deseja que ocorra algum acidente no meio da noite.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre berço? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!