Gestante

Veja as vantagens e desvantagens de ter um segundo filho

Por Redação Doutíssima 24/04/2013

Ter um segundo filho nem sempre é uma decisão fácil. Não é apenas no estilo de vida que você pensará, mas também na forma como o primeiro filho irá se adaptar e como essa nova relação irá afetar o equilíbrio da família. Porém, se você está pensando em estender a família em mais dez dedinhos, vale a pena conhecer as inúmeras vantagens que isso pode trazer.

 

Cai o número de filhos no Brasil

Se você pensa duas vezes em ter um segundo filho, saiba que não está sozinha. Várias famílias brasileiras estão optando por ter menos filhos, ou até mesmo em não tê-los. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de filhos por família no Brasil caiu 10,7%.

segundo filho

É importante analisar se ter mais de um filho vai ser vantajoso para a família. Foto: iStock, Getty Images

Segundo o levantamento, em 2003 a média de filhos por família brasileira era de 1,78, enquanto em 2013 ficou apenas em 1,59. De fato, se as mães estão sendo honestas, dirão que não importa o quanto você deseje uma criança, a transição é difícil. Principalmente nos dias atuais, em que a mulher precisa ser esposa, mãe e profissional.

 

Vantagens e desvantagens do segundo filho

Um novo estudo sugere que pessoas que experimentam paternidade precoce e estressante são menos propensas a querer passar por isso novamente. Realizada pelo Instituto Max Planck, da Alemanha, a pesquisa indica que quanto maior a perda de bem-estar, menor é a probabilidade de um segundo bebê.

 

Além disso muitos dizem que um segundo filho é capaz de afetar a vida do primogênito. Infelizmente, algumas crianças se sentem deixadas de lado com o segundo bebê, e a expansão da família pode ser um assunto delicado.

Não se pode esquecer ainda que gravidez, amamentação e cuidados de um bebê são aspectos cansativos, principalmente se há outra criança para cuidar. Você vai, inevitavelmente, sentir-se cansada todos os dias.

 

Os aspectos econômicos também devem ser considerados. Optar por mais um filho pode custar caro, e a família deve raciocinar bem se é capaz de custear novamente tudo o que foi gasto com o primeiro.

 

No entanto, nem tudo são desvantagens. Um novo irmão é capaz de ser um amigo ao longo da vida para o primogênito – ambos terão um ao outro para contar pelo resto dos anos. Além disso, se a rotina certamente será mais cansativa, também poderá proporcionar algumas recompensas – quem sabe você encontre um tempo livre enquanto os filhos brincam juntos.

 

Um outro ponto positivo é que essa experiência pode ser muito mais fácil. Muitos pais sentem que cuidar de um bebê é mais fácil na segunda vez. Afinal, eles já fizeram isso antes e agora são experientes, sentindo-se mais confiantes e capacitados para tanto.

 

Há ainda um outro fator importante. Muitas vezes, com o primeiro filho você não deu atenção suficiente em certos marcos importantes – engatinhar, andar, falar etc. Agora que sabe o quão rápido esse tempo passa, é mais provável que irá saborear cada uma dessas fases ao invés de antecipá-las.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!