Moda

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto

Por Redação Doutíssima 24/04/2013

Falta pouco para o verão e, na temporada de exposição prolongada aos raios ultravioleta, os óculos de sol se tornam itens indispensáveis. Além de serem um acessório importante para a proteção ocular, também podem trazer um apelo fashion ao visual, deixando qualquer look mais estiloso. Há opções de lentes e armações para todos os gostos.

Segundo o oftalmologista Renato Neves, a qualidade dos óculos deve ser o primeiro quesito considerado antes de adquirir um modelo. “Óculos de sol sem boa procedência não oferecem garantia de proteção UV”, lembra. Além disso, de acordo com ele, as irregularidades nas lentes podem causar desconforto visual, dores de cabeça e, até mesmo, astigmatismo.

oculos-de-sol-doutissima-shutterstock

Óculos de sol devem oferecer proteção contra raios solares e favorecer a fisionomia do rosto. Foto: Shutterstock

Óculos de sol: como escolher o modelo ideal?

Depois de checar a qualidade dos óculos de sol, ainda há vários aspectos que podem ser levados em consideração na hora de adquirir um modelo. Entre opções de lentes grandes ou pequenas, quadradas, redondas, ovais e geométricas, vale a pena considerar qual dessas versões melhor se adapta ao seu rosto. Confira dicas:

1. Rosto oval

O rosto oval harmoniza bem com diferentes modelos de óculos de sol. Por isso, vale provar várias armações para definir qual é a que mais combina com sua linha de estilo particular. Entre as opções disponíveis, os modelos redondos garantem um ar mais jovem, enquanto os alongados dão um ar mais sério ao look.

 

2. Rosto quadrado

O rosto quadrado costuma ter ângulos bem definidos. Por isso, quem deseja atenuar a estrutura marcante da face e suavizar a expressão, tem a opção de investir em armações finas, mais arredondadas. Vale apostar em uma lente espelhada para estilizar a produção. 

 

3. Rosto redondo

O rosto redondo é composto por ângulos menos definidos. Assim, se a ideia for disfarçar o formato arredondado, a dica é optar por armações angulares e geométricas, evitando as lentes redondas. Nesse caso, os modelos com as laterais bem quadradas – que estão em alta – representam uma excelente opção.

 

 

Escolha das lentes

De acordo com Neves, a escolha das lentes também é muito importante para que os óculos de sol sejam um aliado da saúde, e não o contrário. O especialista afirma que o melhor é evitar a lente preta, dando preferência a outras cores que favoreçam a visão e a atividade da pessoa em questão:

Veja algumas dicas:

Âmbar ou castanho: cores de lente ideais para dirigir, pois oferecem noção de contraste e profundidade.

Amarela: a lente amarelada ajuda a bloquear a luz solar, o que reduz o ofuscamento dos motoristas ao entardecer. Já para o dia a dia não são indicadas, pois reduzem a visão de contraste.

Púrpura: é a cor de lente ideal para quem pratica atividades esportivas, como esqui ou caça, pois aumenta o contraste em relação aos ambientes com fundo azul e verde.

Verde: a lente esverdeada filtra pouco a luz a azul, mas garante uma melhor visão de contraste. Por isso, é indicada especialmente para pessoas acima dos 60 anos, que costumam perder gradualmente a visão contrastada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!