Cabelos

Loiras: confira 4 dicas para cuidar do cabelo descolorido

Por Redação Doutíssima 24/04/2013

Fazer uma transformação total no visual é sempre uma boa aposta para elevar a autoestima. É por isso que o cabelo descolorido, completamente platinado ou com  mechas e luzes, é adorado pelas brasileiras. Mas toda loira sabe que manter os fios claros demanda cuidados redobrados.

O processo de descoloração dos fios, independente da forma como seja feito, sempre será relativamente agressivo ao cabelo. Especialmente porque o clareamento ocorre através do uso de químicos, que abrem as cutículas das madeixas. Isso faz com que elas fiquem mais frágeis e quebradiças.

cabelo-descolorido-doutissima-shutterstock

Hidratar e proteger os fios são cuidados indispensáveis para cabelos descoloridos. Foto: Shutterstock

Cabelo descolorido: prós e contras

Antes de fazer qualquer procedimento agressivo nos fios, é interessante considerar as vantagens e desvantagens envolvidas nele. O cabelo descolorido pode ser uma opção inevitável para mulheres que desejam tingir as madeixas em uma tonalidade mais clara. Ele é o caminho para o look desejado, mas demanda um tratamento especial.

Os fios descoloridos e tingidos têm tendência a ficarem desbotados, opacos e quebradiços. É por isso que, para manter o visual sempre em alta, é necessário repor nutrientes perdidos no processo de clareamento e, ainda, fazer visitas periódicas ao salão de beleza para garantir que a despigmentação não afetará a beleza dos cabelos.

4 dicas para manter a beleza dos fios

A boa notícia para quem vai descolorir os cabelos é que, mantendo uma rotina de cuidados com as madeixas, é possível manter a cor desejada e, ao mesmo tempo, um aspecto saudável nos fios. Por isso, veja alguns truques essenciais de manutenção:

1. Leave-in com filtro solar

Com a chegada do verão, é importante ressaltar a importância do cuidado com os cabelos descoloridos diante da exposição aos raios ultravioleta. É comum que, nesta estação, a atenção fique focada na pele. Mas é necessário lembrar que o sol também tem ação direta sobre os fios.

Por isso, antes de frequentar locais onde você ficará diretamente exposta aos raios solares, aplique um leave-in com filtro solar. Ele vai ajudar a proteger os fios dos raios UVB, do cloro da piscina, do sal da água do mar e da poluição. Usar chapéus ou bonés também é uma alternativa.

 

2. Hidratação

Um dos possíveis incômodos relacionados ao cabelo descolorido é o aspecto poroso nas madeixas. Ele é consequência das cutículas abertas, que fazem com que o fio fique “sem vida” e repleto de pontas duplas. Por isso, a hidratação é indispensável. Ela ajuda a prolongar a cor e devolver massa capilar, selando as cutículas.

Assim, a orientação é fazer hidratações semanais com uma máscara rica em ácidos graxos e aminoácidos. Especialistas recomendam, também, uma visita quinzenal ao salão de beleza, para um tratamento de reconstrução capilar com óleos poderosos para nutrir e fortalecer os cabelos.

 

3. Máscara matizadora

O uso de uma máscara matizadora repõe umidade nos fios, ajudando a evitar o ressecamento. Investir em um produto com silicone e pigmentação de cor também contribui para manter a tonalidade vivaz dos cabelos e, ainda, a proteger a fibra capilar e tornar as madeixas muito mais resistentes.

 

4. Visitas periódicas ao salão

Um cabelo descolorido, para ficar sempre em alta, necessita do acompanhamento de um especialista. Tanto para hidratar, quanto para fortalecer e manter a cor nos fios. Por isso, o ideal é que você visite o salão pelo menos uma vez por mês, para matizar a cor e fazer qualquer retoque necessário na raiz.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre cabelo descolorido? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!