Dica do Nutricionista

Saiba exatamente o que comer depois da academia

Por Redação Fortíssima 24/04/2013

lanche-antes-depois-malhacao

Você que sai da academia esfomeada, não vai achando que porque acabou de malhar merece um lanchinho qualquer de recompensa.

Logo após a prática de exercícios, nutricionistas recomendam que você limite ou evite comidas gordurosas – não porque elas são más para a sua dieta e a sua saúde, mas porque você consegue fazer melhor que isso. Você acaba de suar de 30 a 40 minutos, então é melhor que você aproveite os benefícios bioquímicos que o exercício te proporciona.

Após malhar, você deve priorizar proteínas e carboidratos para facilitar o processo de recuperação e potencializar o trabalho muscular. Quando você pratica exercícios, o seu corpo utiliza carboidratos chamados glicogênios que estão armazenados nas suas células musculares. Baixo glicogênio têm sido associado com funções imunes decrescentes e diminuído a performance numa sequencia de exercícios.

Apesar de refeições de proteínas e carboidratos com o mínimo de gordura serem melhores depois de exercícios, conforme o tempo passa, seus músculos não terão mais necessidade de carboidratos. 4 a 5 hora depois de malhar, você pode diminuir os carboidratos e aumentar a comida mais gordurosa. Um exemplo disso seria:

Despois da academia: bife grelhado com arroz integral e fruta de sobremesa.

4 a 5 horas depois da academia: frango frito com brócolis e queijo de cabra.

Mas voltando à questão inicial, não tem nada errado com comida gordurosa logo após a academia. O problema se você substituir os nutrientes que o seu corpo precisa naquele momento pós malhação. Se você quer sair um pouco da dieta, mas maximizar sua recuperação muscular, o momento pós malhação é o de comer um pacote de batatinhas, pipoca sem manteiga, e não um chocolate.

Você deve estar se perguntando como esses alimentos pesados em carboidratos podem ser bons depois de exercícios? O excesso de carboidratos pode ser a ser convertido pelo fígado em gordura, mas depois de um treino os carboidratos não são considerados excesso. Seu corpo precisa deles para repor o que foi consumido durante o exercício. Na verdade, um estudo mostrou que, durante este tempo, glicogenio muscular foi reabastecido a uma taxa três vezes mais rápido do que o normal e síntese de gordura a partir do fígado diminuiu 40%.

Fonte: Shape.com