Clínica Geral

Veja 5 dicas para cuidar do fígado sem abrir mão da cerveja

Por Redação Doutíssima 25/04/2013

Se você não abre mão da cervejinha no final de semana é bom aprender como não prejudicar o seu fígado. Beber exige moderação porque o excesso é capaz de contribuir para muitos problemas relacionados a esse órgão tão importante para o corpo humano. A falta de limites pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças e também causar danos irreparáveis.

 

Álcool pode causar problemas no fígado

Quando você bebe um copo de bebida alcoólica, o fígado é o órgão responsável pelo processamento do álcool e desintoxicação do sangue. Acontece que quebrar as moléculas de álcool é apenas uma das mais de 500 funções vitais dele. Trata-se do segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele.

fígado istock getty images doutíssima

Fígado é o responsável pelo processamento do álcool e desintoxicação do sangue. Foto: iStock, Getty Images

Ele desempenha funções essenciais relacionadas a digestão, metabolismo, imunidade e armazenamento de nutrientes dentro do corpo. Essas funções fazem dele um órgão vital, sem o qual os tecidos do corpo iriam rapidamente morrer por falta de energia e nutrientes.

 

Caso você sobrecarregue o fígado bebendo muito de uma só vez, esse excesso irá circular pela corrente sanguínea, afetando cérebro, coração e outros tecidos, intoxicando-o. Além disso, você irá exigir que o órgão trabalhe continuamente.

 

As consequências desse abuso podem ser a destruição de células, a acumulação de depósitos de gordura (esteatose hepática) ou, ainda mais graves, a inflamação (hepatite alcoólica), as cicatrizes permanentes (cirrose) ou até mesmo o câncer hepático.

 

De acordo com pesquisadores do The World Cancer Research Fund (WCRF), consumir três doses de bebida alcoólica por dia já pode ser o suficiente para causar câncer hepático. Através da revisão de 34 estudos anteriores que cobrem 8,2 milhões de pessoas, mais de 24,5 mil daquelas que tinham câncer hepático informaram consumir três doses de álcool por dia.

 

Como beber sem prejudicar o fígado

Beber com moderação é a melhor dica para cuidar do corpo como um todo. Porém, há mais algumas coisas que podem ser colocadas em prática para uma maior proteção. Confira:

 

1. Não escolha as suas bebidas na crença que uma forma de álcool não é tão prejudicial como a outra. A quantidade de álcool – não o tipo – é o que importa. Cada um tem o mesmo efeito sobre o fígado, quer tomado sozinho ou diluído.

 

2. Nunca misture álcool e medicamentos. A combinação de alguns medicamentos e álcool, por exemplo, pode levar à insuficiência hepática. Além disso, se você tem hepatite ou qualquer outra forma de doença hepática, evite o álcool completamente. Ele pode agravar os danos progressivos ao fígado.

 

3. Se você é uma mulher, não ceda à pressão dos colegas para beber mais do que você pode. Mulheres absorvem mais álcool do que homens e, portanto, são mais suscetíveis a doenças relacionadas, mesmo que consumam menos.

 

4. Limite o seu consumo de álcool em uma ou duas bebidas, mas nunca diariamente. As mulheres grávidas não devem beber álcool porque aumenta o risco de danos para o bebê. Isso ocorre porque o álcool pode atravessar a barreira placentária e encontrar o seu caminho para o sangue fetal.

 

5. Comece com bebidas não alcoólicas e alterne com bebidas alcoólicas, ou experimente bebidas com um teor de álcool inferior. Além disso, comer antes ou enquanto você está bebendo pode ajudar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!