Estética

Veja como cuidar bem da pele e parar o envelhecimento precoce

Por Redação Doutíssima 25/04/2013

Os sinais da idade são um foco central de preocupação no universo feminino. De certa forma, a ação do tempo é inevitável. Mas tomar alguns cuidados pode ajudar as mulheres a evitarem o envelhecimento precoce da pele, mantendo uma aparência saudável e bonita no rosto por muitos anos.

A dermatologista Flávia Geronimo Brasileiro de Medeiros, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que a principal causa do envelhecimento precoce da pele é o sol. “Depois, é possível citar o cigarro e o excesso de açúcares presentes em alimentos cozinhados e grelhados, que quebram as fibras de colágeno”, aponta.

pele istock getty images doutíssima mulher

Hábitos nocivos e falta de cuidados com o sol contribuem para o envelhecimento da pele. Foto: iStock, Getty Images

 

Cuidados indispensáveis com a pele

Considerando os fatores que impulsionam o envelhecimento precoce, Flávia exemplifica alguns cuidados para evitar esse processo. “A principal orientação é proteger a pele do sol. Isso deve acontecer desde a infância, pois 80% do sol tomado durante a vida da pessoa é nos primeiros 20 anos de vida”, revela.

De acordo com a dermatologista, os efeitos do sol vão se acumulando no DNA e, ao longo dos anos, acabam causando um dano irreversível. “Uma vez alterado o DNA, as novas células também serão danificadas”, esclarece. Assim, o detrimento se perpetua.

Outro cuidado importante, segundo Flávia, é evitar fumar e procurar manter bons hábitos de vida, consumindo sempre que possível alimentos em sua forma mais natural. “O excesso de produtos grelhados e bem passados pode ter relação com o envelhecimento, pois contribui para a glicação: a quebra de fibras de colágeno”, sinaliza.

Bons aliados contra o envelhecimento precoce da pele são os alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes e, até mesmo, os suplementos via oral. “Eles auxiliam no funcionamento das células e ajudam a neutralizar os radicais livres”, pontua Flávia.

Produtos aliados da beleza

Ainda que os hábitos de vida tenham extrema importância no combate ao envelhecimento precoce, é necessário também contar com produtos que ajudem a proteger a pele. “O principal é o filtro solar, que deve ter um FPS de 50 ou mais. Ele deve ser aplicado de manhã e reaplicado durante o dia”, orienta Flávia.

Segundo ela, um higienizador, como o sabonete de limpeza, é importante para hidratar, limpar e aliviar a epiderme dos danos causados pelo sol e pelo estresse oxidativo, que é o desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação dos sistemas de defesa antioxidantes da pele durante o dia.

À noite, a especialista sugere o uso de algum produto que promova a renovação celular da pele. Aqueles que contêm ácidos podem ser eficazes, especialmente quando prescritos pelo dermatologista.

Flávia reforça, porém, que o uso exclusivo de produtos não faz milagres. “É necessário lembrar que a bebida alcoólica, o estresse excessivo e a má alimentação, de forma geral, também são responsáveis pelo envelhecimento da pele”, sublinha.

Por isso, a recomendação da especialista é que as mulheres procurem um dermatologista qualificado para indicar qual é a melhor forma de prevenção contra o envelhecimento precoce, considerando cada caso em particular. Assim, os cuidados serão mais eficazes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!