Estética

Tatuagem é forma de expressão que não tem idade

Por Redação Fortíssima 25/04/2013

tatuagem expressa algum tipo de sentimento. Antes restrita aos jovens, essa pintura corporal está ganhando cada vez mais adeptos da terceira idade.

Tatuagem

Tatuagem deixou de ser arte corporal apenas dos jovens. Foto: iStock, Getty Images

Recentemente, uma pesquisa encomendada pela instituição de caridade Remember A Charity, do Reino Unido, buscou traçar um perfil dos “novos idosos”. Trata-se de um estudo inovador e que busca fazer uma nova leitura sobre o estilo de vida dessa faixa etária.

Foram coletados vários dados interessantes de pessoas com 60 anos ou mais. Por exemplo, aproximadamente 43% dessas pessoas dizem que atualmente não se contentam com aquele projeto de aposentadoria clássico que costumamos associar a essa fase da vida – ou seja, com perfil mais calmo e sem muitas agitações.

Tanto é assim que mais ou menos 29% desses entrevistados mencionaram que chegam à essa idade e à aposentadoria sentindo-se mais jovens – algo como 20 anos mais novos do que a idade cronológica que eles realmente possuem. De mais interessante, 5% deles revelou que fizeram sua primeira tatuagem depois dos 60 anos.

Pois saiba que não há grandes contraindicações para quem toma a decisão de colocar essa forma de expressão e arte em seu corpo. Os cuidados geralmente são os mesmos que pessoas mais jovens devem tomar – escolher um bom profissional e seguir a rotina de cuidados recomendada.

De toda forma, uma das maiores preocupações que as pessoas mais velhas têm quando resolvem fazer uma tatuagem é quanto à flacidez da pele. A boa notícia é que há algumas partes do corpo mais indicadas para isso, já que elas costumam sobreviver ou conservar-se mais do que as outras mesmo com o avanço da idade – embora não estejam imunes a problemas.

Partes do corpo indicadas para a tatuagem

Quem deseja fazer uma tatuagem e prevenir que ela fique feia ou desfigurada com o passar dos anos, ou quem já tem a pele um pouco mais flácida e quer que essa arte ainda assim fique bonita em seu corpo possui várias opções. Confira as melhores áreas do corpo para fazê-las:

  • Extremidades superiores do peito: as vantagens dessa região são várias. Primeiro, ela normalmente fica protegida pelas roupas e não sofre a ação do sol. E depois, mudanças de peso não costumam afetá-la. Por isso uma tatuagem nessa área consegue dar uma razoável segurança de que ficará bonita através dos anos.
  • Interior do antebraço: essa parte do braço é uma das que mais resiste aos efeitos da idade – ou seja, é boa para quem deseja fazer uma tatuagem ainda jovem e também para quem já atingiu certa idade e deseja uma arte bonita. A escolha pela parte interior do antebraço se justifica em razão da menor exposição ao sol – capaz de danificar a pele.
  • Atrás do pescoço: essa é uma área que costuma ficar protegida do sol e em razão dos movimentos também sofre pouco os efeitos da idade e do ganho de peso. É uma excelente alternativa para quem deseja fazer uma tatuagem em idade um pouco mais avançada.
  • Parte inferior central das costas: mais uma vez, essa é uma das regiões que menos sofre interferência de fatores capazes de prejudicar essa arte – seja peso ou  idade. Por isso, é válido considerá-la.

E você, está pensando em fazer uma tatuagem? Deixe um comentário. E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!