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Nutrição > Saúde Mental

Como largar o vício pelo açúcar: dicas de alimentação

Por Redação Doutíssima 26/04/2013

Você sabia que o hábito de consumir açúcar pode ser um vício? Não pense que esse açúcar é só aquele que você coloca no cafezinho. Mas ele está presente naquele brownie do fim de semana, no bolo de baunilha, no sorvete, no brigadeiro, entre tantos outros alimentos presentes na sua vida.

 

Os primeiros estudos que apontam a compulsão por açúcar são de 1987 e, desde então, médicos e nutricionistas tratam o problema como uma questão de saúde.

Um estudo publicado em 2013 pelo American Journal of Clinical Nutrition indica que o cérebro fica vulnerável à substância. Os pesquisadores acreditam que o nível alto de açúcar no organismo pode causar compulsão.

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Consumir doces por prazer e esconder embalagens podem significar compulsão. Foto: iStock, Getty Images

A compulsão começa de forma inocente e, geralmente, a dose de açúcar vem acompanhada da conhecida expressão: “eu mereço”.

Também está comprovado que alimentos com açúcar produzem sensação de felicidade e relaxamento. A questão é quando o consumo vira um vício em que a pessoa não consegue passar um dia sem algo doce.

Quando comemos açúcar, os níveis de glicose aumentam bastante no sangue e fazem o pâncreas liberar insulina. Esse processo, quando feito de maneira exagerada, faz o corpo estocar gordura, pois ele entende que você precisará de toda essa energia.

O vício em açúcar causa problemas sérios, como obesidade, cáries, depressão, sistema imunológico frágil, diabetes e alterações na personalidade (o viciado só consegue ficar feliz se consome açucar).

4 sinais de quem tem vício por açúcar

Alguns sinais do dia a dia podem mostrar se você – ou algum conhecido – é viciado em açúcar.

1. Desejo incontrolável

Um apenas não é o suficiente para dar conta de toda a vontade por doces. Isso é um dos sinais de que você pode ter vício em açúcar. Quando o desejo é incontrável e outras tarefas são deixadas de lado até que um doce seja consumido, então o problema precisa ser tratado.

2. Consumir para sentir prazer

Quando o prazer ao consumir açúcar é maior do que outros tipos de lazer, o sinal de alerta sobre o vício deve ser ligado. Doces causam boas sensações, mas esse prazer não pode vir apenas dos alimentos açucarados.

3. Esconder

Ter um docinho sempre na bolsa ou comer escondido para que outras pessoas não vejam o quanto você consumiu são sinais bastante graves.

4. Abstinência causa mau humor

Se você passa algumas horas sem açúcar, e isso afeta o seu humor, deixando-o irritado, é hora de procurar um médico com urgência.

 

Confira como se livrar o vício em açúcar

Um nutricionista pode ajudar a tirar o açúcar da sua rotina. Mas se o vício for muito grande, é preciso contar com a ajuda de outros profissionais da saúde. Eliminar o açúcar da dieta é uma tarefa difícil.

Há muitos alimentos que inserem o ingrediente na fórmula. Há pequenos hábitos que podem, aos poucos, ajudar a diminuir a vontade de comer doces e afastar você da compulsão.

Evitar industrializados (até os salgados incluem açúcar na formulação) e farinha branca é um belo começo. Ter sempre uma garrafa de água gelada por perto é uma forma de hidratar o corpo e diminuir a vontade de comer doces. Muitas vezes, o cérebro pode confundir desidratação com fome.

 

 

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