Beleza

Como manter cachos definidos e hidratados

Por Redação Doutíssima 26/04/2013

Se você nasceu com cachos, saiba que não é a única no Brasil a ter fios enrolados. Mas o mais importante é libertar-se da chapinha, assumir o poder do seu cabelo e, muito importante, mantê-lo hidratado, saudável e brilhante.

 

As mulheres que mantêm os cabelos naturais – e as que antes alisavam – sofrem com o temido ressecamento. Uma pesquisa da Unilever de 2012 constatou que 30% das que tinham cachos sofriam com fios ressecados. E 22% das que alisavam também passavam pelo mesmo problema.

cachos

Usar produtos específicos é importante para manter o cabelo cacheado hidratado. Foto: iStock, Getty Images

Hidratação nos cachos sempre

Sabe aquela impressão que você tem de que seus cachos são mais secos dos que os cabelos lisos de suas amigas? Pois não é impressão. É fato! Isso porque a oleosidade capilar começa no bulbo, na raiz do cabelo.

No caso dos cabelos lisos, esse óleo natural apenas escorre e hidrata os fios. Já os cacheados, por ser em forma de molinhas, dificultam esse processo. Por isso, é comum que quem tem cabelo crespo tenha a raiz oleosa e as pontas ressacadas.

Mas isso não é desculpa para deixar as madeixas presas, quebradiças ou sob o comando da chapinha. A saída é hidratação. Sempre com produtos adequados para cabelos cacheados.

Lave os cabelos com shampoo específico

Se você é daquelas que acha que shampoo é tudo igual, está maltratando seus cabelos ao usar qualquer produto. Lembra do papo sobre o ressecamento dos crespos? Por ter mais oleosidade próximo à raiz e ser mais ressecado nas pontas, é que você deve usar um shampoo adstringente, que tire a oleosidade de uma ponta e hidrate a outra.

O mesmo para condicionador e creme para pentear. Essa dica é básica. Além, disso é preciso dar um banho de óleo uma vez por semana. Compre um óleo de qualidade (karité, argan) e aplique com uma escova nos cabelos. Deixe por cerca de 20 minutos e lave os fios normalmente.

Uma vez por semana, use cremes específicos para cabelos crespos e faça um bom banho de creme. Para recuperar os cachos dos danos diários, uma vez por mês, você pode fazer uso das ampolas de hidratação intensiva.

Esqueça essa de lavar os cabelos todos os dias. Lavar a cada três dias evita que seus caracóis fiquem frágeis. Outro conselho é não desembaraçar com os cabelos secos. Use os dedos para abrir os cachos, quando secos, ou pentes de dentes super largos.

Pontas dos cachos merecem atenção

Nunca é demais reforçar que as pontas têm que ser tratadas como rainhas. Use produtos específicos para as pontinhas, como à base de silicone ou óleos reparadores de pontas.

E não tenha pena de cortar as pontas duplas. Se fizer uma boa manutenção nelas, o crescimento será saudável e o resultado, impressionante.

Use o secador com difusor para finalizar e deixar o cabelo definido. O formato desse aparelho espalha o calor por igual e deixa os cabelos com um aspecto natural e sem fios arrepiados. Para um resultado ainda mais incrível, aplique um leave-in.

Seque o cabelo amassando e usando apenas as mãos como meio de desembaraçar. Se seguir essas dicas, em poucas semanas, você será a diva dos cabelos crespos e, o que é melhor: não mais escrava da escova e da chapinha.