Esporte

Saiba como a caminhada ajuda a perder calorias

Por Redação Doutíssima 26/04/2013

Exercitar-se é importante para a saúde. Seja com uma caminhada, uma sessão de musculação, uma aula de zumba ou spinning. O importante é se movimentar. Provavelmente, você já ouviu isso e sabe da importância do exercício físico para o organismo. Atualmente, existem opções para todos os gostos.

Mas é importante lembrar que, para se exercitar e queimar calorias, não é preciso investir muito dinheiro. O essencial é ter determinação: uma simples caminhada pode fazer toda a diferença para a sua saúde.

caminhada

Caminhar é uma ótima maneira de se exercitar, perder peso e diminuir a ansiedade. Foto: iStock, Getty Images

Se você acha que caminhar não é eficaz para queimar calorias, saiba que está enganado. Na verdade, a perda de calorias depende do ritmo do exercício.

Portanto, se o seu objetivo é a perda de peso, o ideal é caminhar energicamente por, pelo menos, 45 minutos. Dependendo do metabolismo da pessoa, é possível queimar de 300 a 400 calorias nesse período.

Caminhada para manutenção do peso

De acordo com uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia (EUA), caminhar é tão eficaz quanto correr no que diz respeito à diminuição dos níveis de colesterol no sangue, ao controle da pressão arterial e à redução do risco de diabetes.

Além dos aspectos relacionados à saúde em geral, a caminhada é igualmente uma ótima aliada para quem quer perder peso. Ela não só queima calorias, como também pode ajudar a reduzir o apetite.

Segundo o especialista David J. Stensel, da Grã-Bretanha, caminhar regularmente interfere na produção de dois importantes hormônios reguladores da fome: o peptídeo YY (que reduz o apetite) e a grelina (que estimula a vontade de comer).

Ele explica que ao caminhar, o nível de peptídeo YY aumenta e o de grelina diminui. Isso significa que o exercício também é uma forma de diminuir o apetite.

Além dos benefícios já citados, é importante ressaltar que, com 20 minutos de caminhada, o cérebro já começa a liberar endorfina e serotonina, duas substâncias que promovem a comunicação entre os neurônios.

A endorfina tem ação calmante e efeito analgésico, enquanto a serotonina produz uma sensação de bem-estar. Essas questões também se relacionam com a perda de peso. Afinal, ao caminhar, a pessoa acaba ficando menos ansiosa, diminuindo o risco de comer compulsivamente.

Para começar a caminhada, consulte especialista

Caminhar não possui contraindicações, mas é recomendável procurar um especialista antes de começar. Em seu blog, o Dr. Drauzio Varella indica que o ideal é passar por uma avaliação médica e verificar como está a sua saúde. De preferência, deve-se consultar um cardiologista e um ortopedista.

Os médicos vão analisar a saúde do coração e a qualidade dos músculos e ossos, para evitar lesões ortopédicas. Esse check-up é ainda mais importante para quem tem sobrepeso.

Também é necessário, para iniciar a prática do exercício, adquirir um bom par de tênis. É preciso escolher um modelo que se adapte bem ao seu pé.

Antes de começar a caminhada, especialistas recomendam também cerca de 10 minutos de alongamento. O ideal é começar devagar e ir acelerando o ritmo da gradativamente, permanecendo sempre atento à postura.

Manter a coluna ereta é importante. Ao finalizar o exercício, é fundamental beber bastante água para se reidratar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!