Beleza > Cabelos

Como atenuar os efeitos indesejáveis da escova progressiva

Por Redação Doutíssima 29/04/2013

Seja para domar os fios rebeldes ou apenas torná-los mais maleáveis, a escova progressiva é a solução prática para as mulheres que sonham se livrar da busca do liso perfeito por meio da chapinha. Porém, diversos fatores podem fazer que o sonho vire o pesadelo dos cabelos sem vida, quebradiços e visivelmente danificados.

Se esse é o seu caso, saiba como reduzir os danos causados pela escova progressiva e, dessa forma, sair na rua sem aquela sensação de que algo no alto da sua cabeça está errado e que todos olham para isso.

escova progressiva

Método para alisamento capilar pode deixar o seu cabelo ressecado e quebradiço. Foto: iStock, Getty Images

Amenize a escova progressiva de maneira simples

De acordo com uma pesquisa realizada em 2012 pela Pantene Institute e Head&Shoulders, 58% dos entrevistados já tinham passado por um tipo de alisamento capilar alguma vez na vida. Por isso, poderiam sofrer com os efeitos dos produtos químicos.

É possível amenizar os efeitos da química da escova progressiva com segredinhos caseiros e bastante seguros. Um deles é o uso regular de shampoo antirresíduos. Ele, naturalmente, tira os produtos aos poucos. Se você deixar na cabeça de dois a três minutos, o efeito será potencializado.

A má notícia é que, esse procedimento deixa os fios ressacados. Porém, é possível driblar esse inconveniente com bastante hidratação que, de bônus, devolve a vida que a escova progressiva tirou.

 

1. Não aposente o secador

A progressiva promete deixar seu cabelo sempre liso, sem o uso do secador. Então, se você quer que os fios voltem ao normal mais rapidamente, use ele depois de lavar os cabelos.

 

2. Argila branca

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas a argila branca, é um poderoso reconstrutor capilar. Logo, ajuda bastante na luta para amenizar os efeitos da progressiva. Isso porque ela estimula a oxigenação do cabelo e ajuda no crescimento dos fios, dentre outros benefícios.

Para não detonar o seu cabelo, por mais simples que possa parecer a aplicação, faça sempre sob a orientação de um profissional. Ele pode incorporar outros produtos ao seu tratamento e dar um resultado incrível para as suas madeixas.

Além disso, o uso excessivo e inadequado da argila branca deixa os fios ressecados, sem vida e danificados – tudo o que você não precisa. Vá até um salão e converse sobre o método para saber se esse é o melhor caminho para se livrar da progressiva.

Cansou do liso da escova progressiva?

A progressiva nem sempre precisa dar errado para que você queira seus cachos novamente. A maior vantagem dela – que é manter os fios alinhados e lisos, secos ou molhados, dia e noite – pode ser o motivo pelo qual você pode vir a cansar desse visual.

No caso de reversão rápida, não tem jeito: apenas um profissional poderá ajudar você. Nada de receitinhas caseiras que prometem neutralizar a ação dos produtos.

Muitas clínicas capilares e cabelereiros conseguem esse resultado utilizando, inclusive, tecnologia a laser que, além de tirar o efeito liso, faz parar ação do método.

Mesmo que você prometa nunca mais fazer esse tipo de procedimento, o que não pode é descuidar da saúde dos fios. Com ou sem escova progressiva, eles precisam de hidratação e de cuidados da raiz às pontas.