Beleza > Homens

Veja por que barba é tão sexy

Por Redação Doutíssima 29/04/2013

A barba divide opiniões e gostos, mas ainda é a queridinha de boa parte das mulheres. Segundo um estudo da Universidade de Nova Gales do Sul, ela deixa os homens mais atraentes na visão feminina. A aparência despojada e masculina passa a sensação de virilidade, um atrativo natural e instintivo para o público feminino.

 

Atração pela barba

O estudo realizado pela universidade australiana levou em consideração as reações de 350 mulheres e 177 homens, diante de homens com e sem barba. Eles analisaram 10 homens e a evolução do crescimento dos pelos, sendo que os estágios definidos eram: pelos raspados; com cinco dias de crescimento; com 10 dias e fios longos.

barba

Pelos no rosto podem deixar aparência masculina com mais maturidade e virilidade. Foto: iStock, Getty Images

Os critérios de análise eram a masculinidade, competência paternal, saúde e atratividade geral. Cada atributo deveria ser avaliado através de notas. O estágio vencedor do estudo foi o dos pelos com 10 dias de crescimento.

Segundo os pesquisadores, essa aparência representa a maturidade e a idade adulta, sem o lado paternal que os fios muito longos transparecem.

Os pelos no rosto, quando bem cuidados, também deixam o homem mais visualmente atraente. Eles desenham os traços, escondendo algumas imperfeições e salientando os pontos mais atrativos.

 

Além do efeito visual e psicológico, ainda há a sensação que o toque da barba na pele causa. A aspereza dos fios em contato com a pele é considerada sensual por muitas mulheres.

O toque leve desperta algumas células de sensibilidade na pele feminina e envia ao cérebro a informação de excitação que, muitas vezes, o toque dos dedos não é capaz de causar.

Moda da barba

Manter os pelos também é uma questão de moda e estilo. Se durante muito tempo o rosto liso foi considerado o modelo ideal pelos grandes nomes da moda, os fios mais compridos e o estilo despojado estão em alta na segunda década dos anos 2000.

Desde os modelos que desfilam nas passarelas até os conhecidos rostos do cinema, da televisão, do teatro e das fotografias, os pelos predominam.

Os atores americanos Ian Somerhalder e Zac Efron são adeptos do estilo mais delicado e comportado: barba por fazer.

Os fios rentes ao rosto demonstram mais cuidado na manutenção e fazem o estilo daquelas que gostam da sensação, mas não se agradam com o efeito visual dos fios muito longos que, muitas vezes, dão a impressão de falta de higiene.

Na cena nacional, o ator Alexandre Nero chamou a atenção do público ao deixar bigode e cavanhaque compridos para viver o comendador José Alfredo, na novela Império.

Mais do que masculinidade, os fios grisalhos do ator deram a ele um ar de maturidade que os fios ralos de antes não empregavam. Não é à toa que o visual de Nero foi comentado e desejado pelas mulheres.

Jared Leto e Jake Gyllenhaal, atores do cinema hollywoodiano, chamam a atenção pelo estilo mais despojado. Enquanto Gyllenhaal ousa apenas com fios longos despenteados, Leto vai além, deixando os cabelos crescerem também.

O estilo de Jared Leto ficou famoso por unir duas tendências que atraem as mulheres: barba por fazer e cabelo preso em coque.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!