Clínica Geral

Como retardar o envelhecimento com exercícios

Por Redação Doutíssima 29/04/2013

É natural que a idade avance e que os sinais do envelhecimento apareçam. Mas se manter jovem e saudável com o passar do tempo é o sonho de muitas pessoas. Por isso, manter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos estão sempre no topo da lista para retardar os indícios da idade.

 

Mas será que todo e qualquer exercício tem essa função? Segundo um estudo, para retardar a ação do tempo, algumas atividades são melhores que outras. Entenda o motivo e saiba quais as mais indicadas para manter as consequências do envelhecimento longe por mais tempo.

envelhecimento

Exercícios moderados, como a caminhada, podem ajudar a manter um corpo jovem. Foto: iStock, Getty Images

Evite o envelhecimento com atividades moderadas

Antes de sair fazendo todos os exercícios existentes na sua cidade, é sempre bom entender o que acontece com o nosso corpo à medida que os anos vão passando.

Para isso, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) publicou, em 2007, no periódico Medicine and Science in Sports and Exercise, um estudo no qual relata que, após os 30 anos, a capacidade máxima de consumir oxigênio (VO2 máximo) cai 1% ao ano.

Isso significa que a cada 10 anos, o corpo perde a capacidade de produzir energia em 10%. O estudo analisou três grupos: o primeiro, de sedentários, o segundo, de pessoas que malhavam pesado e o terceiro, com indivíduos que praticavam exercícios moderados.

A surpresa ficou por conta dos resultados que mostram que os sedentários e os que praticavam atividades físicas intensas tinham a mesma taxa de diminuição do VO2 máximo.

Já os que praticavam atividades físicas moderadas tiveram uma menor taxa de perda do VO2 máximo com o passar do tempo, em relação aos outros grupos .

 

Exercícios constantes contra o envelhecimento

A máxima “devagar e sempre” é a principal arma quando o assunto é retardar o envelhecimento com exercícios.

Antes de praticar qualquer tipo de exercício, consulte o médico. Isso porque mesmo uma inofensiva caminhada pode potencializar problemas cardíacos ou mesmos nas articulações.

1. Caminhada

Um exercício que melhora o condicionamento aeróbico, a circulação, promove bem-estar pela liberação da endorfina, previne o diabetes e fortalece os músculos dos membros inferiores, entre outros benefícios.

Contra o envelhecimento, é o mais indicado, pois pode ser praticado ao ar livre, em meio à natureza, indoor em academia ou em casa.

2. Dança

Se você prefere atividades mais dinâmicas e menos monótonas, a dança pode ser uma saída. Ela pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade e traz beneficios significativos para todas elas.

Combate o estresse, a ansiedade, melhora a frequência cardíaca, tonifica os músculos, melhora a flexibilidade e, dependendo do ritmo, pode mandar embora até 500 calorias por hora.

3. Surfe

Engana-se quem pensa que o surfe pode ser praticado apenas por crianças e jovens. O esporte pode entrar na lista de atividades mesmo daqueles que nunca pegaram em uma prancha.

O surfe é uma atividade considerada moderada, para aqueles que não praticam com o objetivo de competição, e que fortalece músculos superiores, inferiores, equilíbrio, postura, sistema respiratório, além de proporcionar bem-estar e retardar o envelhecimento.

Se quer envelhecer com saúde e num ritmo menos acelerado, comece o quanto antes a fazer atividades prazerosas, que prolongam a sua vida e tiram do seu dicionário a palavra “velhice”.